Federação
Os dirigentes políticos “inventaram” uma federação para “amarrar” todos os afiliados em todas as eleições, de Presidente da Republica a Prefeitos e Vereadores, passando por deputados e senadores. Quem participa de tal Federação fica comprometido a apoiar os candidatos nestas eleições e nas próximas. Com os dirigentes partidários fica a responsabilidade de injetar em alguns escolhidos as vultosas verbas para a propaganda política.
Sem espernear
O candidato vai ficar algemado às decisões do partido político a que pertencer e aos outros que se juntarem na busca de candidaturas vencedoras. Não poderá haver a coligação, mas deram um “jeitinho” de driblar a legislação eleitoral com o beneplácito do TSE. Se você quer eleger um candidato e ele estiver dentro desta “camisa de força” eleitoral há chance que ele fique fora da possibilidade de se candidatar dando seu lugar para outro menos qualificado.
Vereador
Até para vereador o sistema funcionará com grilhões e verba dirigida. Anotem e confiram as formas de carrear apoios às candidaturas majoritárias destas e próximas eleições. “Todos são livres para escolher suas esposas, desde que se casem com a Maria”. Vai ser bem difícil a escolha livre leve e solta.