Tribuna Ribeirão
Turismo

Lugares incríveis para fugir do óbvio

RAY GOVEA/FLICKR

Em 2020, a pandemia quase parou o turismo em todo o mundo e o setor foi fortemente atingido pela cri­se. Uma pesquisa do Conse­lho Mundial de Viagens e Tu­rismo (WTTC) mostrou que 62 milhões de postos de tra­balho foram perdidos e que a contribuição para o PIB glo­bal caiu em US$ 4,5 trilhões. Com a crescente superação da pandemia e flexibilização de medidas de proteção, as pessoas têm se sentido mais seguras para viajar. O estudo “Pulso Expectativa 2022” fei­to pela Hibou, empresa que monitora mercado e consu­mo, revelou que 43% dos bra­sileiros pretendem viajar este ano.

Um dos feriados mais procurados pelos brasileiros é a Páscoa, principalmente por se tratar de um feriado prolongado e familiar. A Se­mana Santa, para muitas pes­soas, simboliza a reflexão e a calmaria. Por isso, buscam por lugares com esse clima, aproveitando também para descansar e fazer um passeio diferente.

Para quem gosta de fugir do óbvio e tradicional, a pla­taforma de viagens especia­lista em milhas e passagens áreas Capo, recomenda des­tinos que proporcionam ex­periências únicas e chamam a atenção de quem ama cho­colate.

“Esses destinos são pro­pícios para descansar e pas­sear tranquilamente, princi­palmente, para aqueles que viajam com crianças, pois podem se satisfazer com o chocolate e com as rotas tu­rísticas da cidade”, explica Orsini Nascimento, proprie­tário da Capo Viagens.

Ilha do Combu, Belém (PA)

Ilha do Combu, Belém (PA)

A 15 minutos de barco da capital, Belém, a Ilha do Combu é repleta de uma na­tureza exuberante, com vista incrível para os visitantes. É ideal para quem for viajar com crianças. Lá é possível conhecer restaurantes que servem os pratos mais famo­sos da culinária paraense. Tem que ir: Ilha do Combu, um pedacinho da Amazônia em Belém do Pará.

Além disso, os chocolates orgânicos da Dona Nena, co­nhecida também como a “Fi­lha do Combu”, fazem muito sucesso entre os turistas. A especialidade ganhou desta­que após ser reconhecida por grandes chefs do Brasil, Tia­go Castanho e Alex Atala, co­nhecido mundialmente pelo seu trabalho. Há um espaço voltado aos visitantes, onde se pode degustar os produtos antes de comprá-los.

Visitas guiadas às plan­tações de cacau também acontecem no local. Durante o tour, há uma aula que en­sina o processo de se fazer chocolate, oferecendo, ainda, degustações para quem de­sejar provar as mercadorias comercializadas.

Mendoza, Argentina

Mendoza, Argentina

Conhecida pelas suas enormes vinícolas e degus­tações de vinho, Mendoza é responsável por quase ⅔ da produção de vinho de toda Argentina.

Em Mendoza, está o Mon­te Aconcágua, maior monta­nha do hemisfério sul, com quase 7 mil metros de alti­tude, e para quem gosta de esportes radicais, há duas es­tações de esqui: Los Peniten­tes e Las Leñas. Outros desta­ques da região são as fábricas de chocolate e a vida noturna, que é bem agitada.

Ilhéus, Bahia

Ilhéus, Bahia

As lindas praias de Ilhéus roubam a cena da área, mas a cidade oferece muitas outras atrações para os viajantes. Terra do grande escritor Jor­ge Amado, o lugar conta com construções históricas, como o Bataclan, que era frequen­tado pelos antigos coronéis e donos de fazendas, a Casa de Cultura Jorge Amado e a belíssima Catedral de São Se­bastião.

Ilhéus também é notada por ser a maior produtora de cacau do Nordeste, sendo a Bahia o segundo estado que mais produz o fruto no País. A Fazenda Yrerê, de planta­ção de cacau, é uma das mais procuradas para visitação. Os turistas podem conhecer o processo de plantio e colheita do cacau, a produção de cho­colate, além de participar de degustações.

Tabasco, México

Tabasco, México

O estado de Tabasco, no Mé­xico, é um dos maiores produto­res de cacau do mundo. Desde o século 17, o fruto é um dos principais produtos da agricul­tura local, tendo várias fazendas dedicadas ao seu plantio.

Atualmente, os viajantes podem aprender sobre a pro­dução do chocolate por meio da “Rota do Cacau Sagrado”, onde conhecem a história da cultura milenar do cacau no México e a sua tradicional fa­bricação. Os visitantes podem, ainda, participar de visitações guiadas pelas fazendas, onde está disponível a prova do ca­cau e do chocolate em diversos estágios da produção.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ribeirão Preto precisa estar no mapa dos grandes eventos

Eduardo Ferrari


Turismo bate novo recorde no país

Redacao 5

Cruzeiros de expedição crescem e ampliam rotas pelo mundo

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade