Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Mais de 90% vão comprar presente neste Natal

O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) projeta que 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm intenção de comprar algum presente neste Natal. Sobre a expectativa de vendas para a mais importante data do calendário do comércio, o CPV já tinha anunciado projeção de crescimento médio entre 7% e 10%, na comparação com o mesmo período de 2022, com o tíquete médio do presente variando entre R$ 200 e R$ 250, dependendo do produto. 
 
O CPV, mantido por Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP),  também aponta que 78% dos consumidores locais/regionais pretendem realizar compras em lojas físicas e 54% pela internet, sendo que um meio não exclui o outro nessas preferências.  
 
“As compras online oferecem boas promoções e comodidade, no entanto, é grande o número de consumidores que ainda gostam de ir às lojas, conversar com os vendedores, ver de perto, tocar e experimentar os produtos. São hábitos tradicionais dos quais muitos não abrem mão”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV. 
 
Os produtos campeões de vendas neste Natal devem ser roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos (em especial celulares e acessórios), perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, e artigos esportivos, aponta a pesquisa do CPV.  
 
“As compras de fim de ano também acabam movimento outros segmentos da economia como bares, restaurantes, hotéis, cultura e entretenimento, uma vez que milhares de moradores de cidades da macrorregião vêm a Ribeirão Preto fazer compras, em busca de uma maior variedade de produtos e promoções, e ainda aproveitam para fazer um programa de lazer”, explica Galli Alberto.  
 
Em nível Brasil, levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que na percepção de 55% dos consumidores, os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado. Para 51% a decisão de compra é influenciada por preço, 39% por ofertas e promoções, 25% pelo valor do frete e 24% pelo prazo de entrega. 
 
Meios de pagamento – A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise também aponta que as principais formas de pagamento das compras de Natal serão PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). 48% dos consumidores pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes. 41% afirmam que, mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento. 34% parcelam para poder comprar presentes melhores. 
 
Risco calculado – Outro levantamento da CNDL/SPC Brasil/Offerwise mostra que 33% dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. 24% costumam gastar mais do que podem nessa data e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes. 
 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade