Tribuna Ribeirão
Geral

Marincek – Aprovado repasse de R$ 1,35 mi para UBS

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de terça-fei­ra, 7 de março, projeto da pre­feitura de Ribeirão Preto que libera R$ 1.350.000 para obras de reforma e ampliação da Uni­dade Básica de Saúde Albert Sabin, na rua Roberto Michelin nº 205, no bairro Antônio Ma­rincek, Zona Norte da cidade. A proposta autoriza abertura de crédito da Secretaria Municipal da Fazenda em favor da pasta da Saúde para lançar a licitação.

Os recursos são provenientes do Financiamento à Infraestru­tura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal e a abertura de crédito é necessá­ria porque não houve previsão inicial da dotação no orçamen­to deste ano. A Unidade Básica de Saúde do Marincek atende uma população estimada de 20 mil pessoas dos bairros Antô­nio Marincek, Jardim Jandaia e Geraldo Correia de Carvalho. Oferece serviços de médico da estratégia da Saúde da Família, odontologia, Assistência farma­cêutica, entre outros.

As UBS são equipamentos para atendimento da popula­ção com serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de base territorial e com população re­ferenciada. Dentre os serviços oferecidos destacam-se o atendi­mento em clínica médica, gine­cologia e obstetrícia, pediatria, atendimento odontológico, as­sistência em enfermagem, assis­tência farmacêutica, coleta para exames laboratoriais, vacinação, planejamento familiar, atenção domiciliar e o teste do pezinho.

Segundo informações no site da Secretaria Municipal de Saúde, entre Unidades Básicas de Saúde (25), Unidades de Saúde da Família (17), o Cen­tro Médico Social Comunitário (CSMS) da Vila Lobato, três Centros de Saúde-Escola (CSE) e Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS) – Castelo Bran­co e Quintino Facci não aten­dem 24 horas –, Ribeirão Preto tem 48 postos.

Conta ainda com três Uni­dades de Pronto Atendimento (UPAs) – Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simio­ni) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho) – e as UBDS Doutor Marco Antô­nio Sahão, a UBDS Sul, na Vila Virgínia, que também atende 24 horas, e Doutor João Baptis­ta Quartin (Central), que virou Centro de Atenção Psicossocial (Caps), totalizando 52. Ainda conta com o Hospital Fundação Santa Lydia.

Postagens relacionadas

Falta acolhimento para idosos em RP

Redação 2

Edital para concessão do Ginásio do Ibirapuera deve sair até outubro

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com