Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Menalton Braff lança, em Ribeirão, romance inspirado em tragédia real

Depois do lançamento nacional do livro “Os olhos do meu pai”, em São Paulo, o premiado Menalton Braff recebe amigos em sessão de autógrafos na Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, neste sábado, 2 de dezembro, das 10h às 13h.

O romance, pela editora Reformatório, é o 30º do escritor gaúcho que há alguns anos vive em Serrana, município próximo a Ribeirão Preto. Ao ser perguntado, Menalton diz que começou a escrever o novo livro desde que nasceu. “Quando alguém cria alguma coisa, isso não é resultado de um momento determinado; o modo de criação é resultado de toda uma vivência”.

“Os olhos do meu pai” tem elementos da obra de Sigmund Freud e é inspirado em fatos reais. O escritor esteve, quando criança, no local onde aconteceu uma tragédia e as lembranças que guardou sobre o caso foram trabalhadas na construção do novo romance.

Menalton é vencedor dos prêmios Jabuti, com o livro de contos “À sombra do Cipreste” (2000), e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com o romance “Além do Rio dos Sinos” (2020). Conquistou o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com “Castelo de Areia” (2016), além de inúmeras classificações como finalista e semifinalista de importantes premiações literárias.

O jornalista, escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho assina a orelha do livro: Esta é uma narrativa em vários tempos e em várias vozes. Falam mais alto um narrador que tudo vê e o protagonista que tudo vive — duas histórias dentro da mesma história, paralelas, tangentes, complementares. Tão profunda uma quanto a outra, enfeitadas da mesma enorme dimensão emocional. Afinal — e a escolha talvez explique muitas coisas dentro da história —, o nome Venâncio, em latim, significa “o que caça”.

Menalton Braff – O escritor mantem uma rotina bastante organizada de leituras e produção. Antes mesmo do lançamento de “Os olhos do meu pai”, Braff já começou a escrever o próximo romance. Além disso, tem uma agenda de criação de textos para as “séries” que gosta de publicar durante a semana sua página no Facebook. Dentre as “séries” há “Resenhas”, “Mini contos”, “Cantigas de amigo”, “O romance no Brasil” e “Terreno baldio” – nesta ele publica de tudo um pouco, daí o título.

AGENDALançamento do livro “Os olhos do meu pai” de Menalton BraffQuando: 2/12, sábado, 10h às 13h

Onde: Biblioteca Padre Euclides, Rua Visconde de Inhaúma 490, 1º andar, Centro, Ribeirão Preto

Postagens relacionadas

Homem morre eletrocutado na zona Sul

William Teodoro

Valtteri Bottas vence o GP da Áustria

Redação

Parceria vai cuidar de animais feridos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com