Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ministério da Agricultura reprova 12 marcas de azeite; confira a lista

Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente (Reprodução)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta aos consumidores sobre a comercialização de 12 marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude, na segunda-feira (21).

Nas análises realizadas, foi detectada a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. As fiscalizações e coletas de amostras dos produtos foram realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária — com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
Confira lista das marcas desclassificadas:
  • Grego Santorini (todos os lotes)
  • La Ventosa (todos os lotes)
  • Alonso (todos os lotes)
  • Quintas D’Oliveira (todos os lotes)
  • Olivas Del Tango (lote: 24014)
  • Vila Real (lotes: EV07095, VR03559, VR04191, VR04234, VR04245, VR04257, EV07100, EV07111, EV07139, EV07145)
  • Quinta de Aveiro (lote: 272/08/2023)
  • Vincenzo (lote: 19227)
  • Don Alejandro (lote: 19224)
  • Almazara (todos os lotes)
  • Escarpas das Oliveiras (todos os lotes)
  • Garcia Torres (lote: 24013)

Com base em testes físico-químicos, os produtos foram desclassificados por não atenderem a padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para consumo. Algumas das empresas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. Os produtos também representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos.

Comercialização está proibida

A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados. Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

VEJA TAMBÉM

Trânsito já fez 27 vítimas em 2026

Redação

Hortaliças ficam mais caras no país

Redação

Enem 2026 vai abrir inscrições

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com