Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

MPE investiga concurso da Câmara

(Alfredo Risk)

O Ministério Público Es­tadual (MPE) vai ouvir oito servidores municipais da Câ­mara de Vereadores aprova­dos nos primeiros lugares em concurso público realizado em 2015, durante a gestão do então presidente do Legisla­tivo, Walter Gomes (PTB), atualmente sem mandato. Eles foram nomeados para os cargos no ano seguinte.

Nesta semana, o promo­tor da Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira, protocolou ofício no Legislativo definin­do dias e horários para ouvir cada um dos servidores. As audiências serão realizadas nos próximos dias. O objeti­vo, entre outros, é esclarecer se houve favorecimento e se processo seletivo foi direcio­nado. O inquérito civil públi­co foi aberto em 2016 sob o número 14.156.3713/2016.1

O concurso número 01/2015 foi realizado pela Apta Assessoria e Consultoria Ltda e selecionou candidatos para os cargos de diretor de imagens, editor de videotape, fotógrafo, radiotelefonista e recepcionis­ta. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nº 9.797, de 15 de se­tembro de 2015.

Na época, o processo foi questionado por vários par­ticipantes sob a alegação de que teriam ocorrido irregu­laridades e favorecimentos. No começo de 2016, após receberem denúncias, al­guns vereadores da legisla­tura anterior (2103-2016) – como Marcos Papa (Rede), Rodrigo Simões (PDT) e o então parlamentar Ricardo Silva (à época no PDT, hoje no PSB) – tentaram impug­nar o concurso.

Em 2016 também foi instaurada uma Comissão Especial de Estudos (CCE), presidida por Ricardo Silva, que apontou indícios de irre­gularidades no concurso. O relatório final foi protocolado no Ministério Público Esta­dual e serviu de base para a abertura do inquérito civil. No final das investigações o promotor poderá arquivar o caso por falta de provas ou se nenhuma irregularidade for constatada. Se constatar que houve fraude, Silveira vai ins­taurar uma ação civil pública.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade