Tribuna Ribeirão
Cultura

Música erudita na 18ª Feira do Livro

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto realiza nesta quarta-feira, 25 de abril, às 20 horas, no Theatro Pedro II, o lançamento oficial da 18ª edição da Feira Nacional do Livro, que acontece de 20 a 27 de maio. O evento é aberto ao público (su­jeito à lotação de espaço) e vai apresentar toda a programação. Vão participar escritores, educa­dores, parceiros de instituições, universidades e entidades locais, representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais, os orga­nizadores da feira e a população.

O destaque da noite fica por conta do espetáculo “Canto da Alma”, com os cantores da Aca­demia Livre de Música e Artes (Alma). No repertório serão apresentadas obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Gioachino Rossini (1792-1868), Giacomo Puccini (1858-1924) e Giuseppe Verdi (183-1901), en­tre outros compositores erudi­tos. O projeto “Canto da Alma” consiste na circulação de apre­sentação de música clássica con­sagrada pela tradição.

“O projeto Canto da Alma consiste na circulação de apre­sentação de música clássica con­sagrada pela tradição”, explica Dulce Neves, presidente da Alma e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura. Segundo ela, “os jovens cantores da Alma apre­sentam-se em um espetáculo alegre, que conta com a essência artística atrelada à experiência profissional de palco dos nos­sos solistas, a partir de grandes obras musicais”, acrescenta.

A Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída formalmente em junho de 2015, mas iniciou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em ar­tes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamen­to técnico, artístico e expressivo, com vistas na valorização de um ensino de excelência.

Haverá também na solenidade de lançamento uma performance com o diretor de teatro e ator José Maurício Cagno e com os atores e arte-educadores, Gracyela Gitira­na e Joubert Oliveira, baseada no texto de Adriana Silva. “É um texto empolgante e dinâmico, que nos arremete para o universo literá­rio mostrando que aquilo que a gente lê é o que nos compõe e nos constitui, enquanto pessoa, enquanto ser humano, enquanto cidadão e agente transformador. É uma honra para nós termos sido convidados para este mo­mento”, expressa José Maurício.

O diretor de teatro comenta que o fato da Feira do Livro reu­nir várias manifestações artísti­cas amplia as possibilidades para o público. “Essa integração das artes alimenta o espírito e a alma da cidade. Eu acho maravilhosa a ação que a Fundação do Livro e Leitura tem feito para dissemi­nar a leitura e a literatura, porque isso é fundamental para a for­mação das novas gerações, para o pensamento e o sentimento, para busca da identidade e para uma coletividade mais saudável”.

18ª Feira do Livro – Reconhe­cida como um dos principais even­tos nacionais sobre o universo da literatura, a 18ª edição da Feira do Livro traz o tema “As histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz”. A feira reúne 250 ati­vidades culturais, que participam dos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, cine-literatura, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

“Para este ano, preparamos uma programação bem variada, com atrações para todos os pú­blicos e idades e trazemos estre­las da literatura nacional para Ri­beirão Preto. Uma das novidades é a Sessão Clássicos da Minha História que está atrelada à temá­tica do evento”, apresenta Adria­na Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

O evento, que acontece de 20 a 27 de maio, é uma realiza­ção do Ministério da Cultura, governo de São Paulo, Secretaria da Cultura, prefeitura, Alta Mo­giana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A programação comple­ta também estará disponível no site da Fundação do Livro e Lei­tura: www.fundacaodolivroelei­turarp.com e nas redes sociais.

Homenageados – Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor prin­cipal é Sérgio Buarque de Holan­da. O autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora ho­menageada, Heloisa Martins Al­ves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Live traz show com a banda Nanã!

Redação 1

Apresentadora Faa Morena anuncia demissão da RedeTV! após 17 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com