Tribuna Ribeirão
Artigos

Não vejo, não ouço, não falo, mas voto

Foto: Arquivo

André Luiz da Silva *
[email protected]

Domingo é dia de feira. Aqui em casa, a Feira de Domingo é quase tão sagrada quanto a missa. Mas desta vez ela divide a manhã com o grande dia: o ápice da festa democrática, com milhões de brasileiros a caminho de mais de 472 mil seções eleitorais. Como sempre, acordo cedo.

No caminho, já sei o que me espera: santinhos pelo chão. Apesar da proibição, sempre aparece algum espertinho que deixa o material estrategicamente espalhado. Há um motivo: dezenas de eleitores garimpam santinhos, principalmente nas filas dos portões da escola. Sim, na minha cidade existem filas, dos madrugadores que esperam a abertura e dos retardatários que chegam ao apagar das luzes.

Eu conheço os horários de menor fluxo e voto com tranquilidade. Voto na escola onde cursei o primário, então vem sempre uma pitada de nostalgia: os amigos das antigas, um fato para recordar, a notícia de algum conhecido que se foi. Fiscais de partido e da Justiça Eleitoral ficam me rondando, desconfiados de boca de urna. Que nada, é fofoca mesmo.

Aliás, entre nós, voto não se discute. Como deve ser num Estado democrático de direito, cada um tem sua escolha, e ela merece respeito. Houve um tempo em que debatíamos projetos e propostas. Depois, passamos a debater nomes. Ultimamente, a conversa se resume a saber de que lado você está. E isso é péssimo.

Talvez por isso a campanha tenha perdido o colorido. Alguns sentem saudade do tempo em que a eleição aquecia a economia: o motorista da perua Kombi, os bandeiristas, os panfleteiros (uns de casa em casa, outros nas esquinas), quem fincava plaquinhas, quem organizava reuniões e comícios, o rapaz do carro de som, o músico do jingle.

Tudo isso está acabando. Sobraram mensagens virtuais entulhando a memória do celular e o tal “wind banner”, em quantidade exagerada, diga-se. Na TV, o horário político ficou chato, os debates esvaziaram, e as entrevistas ignoram planos de governo para repercutir frases de rede social ou cobrar explicações sobre escândalos.

No mundo ideal, escolheríamos candidatos preocupados com problemas que dizem respeito a toda a comunidade. Na prática, caminhamos para a desinformação e para o rompimento com a realidade. Nesta eleição cresceu o número de candidatos caricatos, religiosos e vindos das forças de segurança. Crescem também as dinastias que transformam eleição em negócio de família. Um exemplo claro: a família de um ex-presidente reúne oito candidatos em quatro estados, entre três filhos, a esposa, a ex-esposa, o irmão e primos. Muito unida, essa família, enquanto tantas outras se digladiam e rompem laços para defender seus políticos de estimação.

E como brigam! Há cristão pregando ódio, altar e púlpito virando palanque, e nem Nossa Senhora escapou da confusão.

O mais curioso é o efeito Vorcaro, capaz de deturpar até a lenda tendai-budista dos três macacos: “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal”. Em nome do seu candidato, muita gente não vê, não ouve e não fala sobre o que as gravações revelaram. Atolados no maior escândalo político, financeiro e moral da nossa história, alguns candidatos seguem fingindo santidade, incensados por seguidores que criticam o cisco no olho alheio e esquecem a trave que cega o próprio.

Bom, deixa eu procurar meu título e preparar minha colinha. Boa sorte, bom voto, e que Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida, os Orixás, Tupã, Buda,Krishnaou aquilo em que você acredita abençoe, proteja e guarde o Brasil.

* Servidor municipal, advogado, escritor e radialista

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ideias sem execução são promessas, execução sem retorno é apenas atrito

Redação

Homens “ungidos” não podem determinar o destino do País!

Redação

O Brasil mudou… e para melhor

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade