O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada nesta terça-feira, 16 de dezembro, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O filme brasileiro é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental. Outras duas produções brasileiras também estão entre os semifinalistas: Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, na categoria de Melhor Documentário, e Amarela, de André Hayato Saito, em Melhor Curta-Metragem Live-Action.
A lista completa de indicados ao Oscar 2026, com apenas cinco competidores na categoria de Filme Internacional, será revelada em 22 de janeiro. O longa de Kleber Mendonça Filho traça trajetória semelhante à Ainda Estou Aqui, candidato brasileiro do ano passado que faturou a estatueta na categoria.
Antes da vitória do filme de Walter Salles, o Brasil não avançava de fase na premiação desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer, chegou à etapa – mas não avançou para a lista final. Veículos especializados já consideram a indicação de O Agente Secreto na categoria como certa.
O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme. Exibido pela primeira vez em maio no Festival de Cannes, na França, o longa de Mendonça Filho conquistou os holofotes ao vencer os prêmios de melhor ator e melhor direção.
A produção vem recebendo importante reconhecimento no circuito internacional desde então. Na semana passada, angariou três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Moura .
O Agente Secreto também conquistou duas indicações ao Critics’ Choice Awards, prêmio da associação de críticos americanos e canadenses; e uma indicação, na categoria de melhor filme internacional, ao Spirit Awards, prêmio do cinema independente.
Perdeu, porém, no Gotham Awards, também voltado às produções independentes. O longa já acumula alguns prêmios lá fora. No início do mês, faturou a estatueta de melhor filme em língua não inglesa do Los Angeles Critics Association Awards (Lafca) e a de melhor filme internacional pela associação de críticos de Nova York, o New York Film Critics Circle, que também entregou a Wagner Moura o prêmio de melhor ator. Também foi destaque em veículos de peso como The New York Times e The Hollywood Reporter – este considerou O Agente Secreto como o melhor filme de 2025. A atuação de Moura na trama tem sido elogiada como uma das melhores da temporada.

