Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

O Agente Secreto tem quatro indicações ao Oscar

Os atores Lewis Pullman e Danielle Brooks (d) apresentam os indicados ao Oscar 2026 durante cerimônia realizada no Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills, na Califórnia (EUA), Straus /Associate Press/Estadão)

Wagner Moura foi indicado a melhor ator e o Agente Secreto, melhor filme, além de outras duas indicações 

Durante cerimônia realizada no Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills, na Califórnia (EUA), nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 foram indicados os filmes que disputarão o Oscar.

E o Brasil foi surpreendido positivamente.  O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado ao Oscar em quatro categorias.

Wagner Moura foi indicado ao prêmio de melhor ator. É a primeira vez que um ator brasileiro concorre nessa categoria. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 15 de março.

A nomeação de Moura ganhou impulso significativo após a vitória no Globo de Ouro em 11 de janeiro, quando o ator fez história ao se tornar o primeiro brasileiro reconhecido na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. Timothée Chalamet, por sua vez, venceu a estatueta de Melhor Ator em Comédia ou Musical – o americano de 30 anos é considerado o principal rival de Moura no Oscar.

Wagner Moura e O Agente Secreto seguem os passos de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres. No ano passado, o filme de Walter Salles fez história para o Brasil ao receber três indicações ao Oscar (incluindo a de Melhor Filme) – e vencer como Melhor Filme Internacional. Fernanda, apesar de ter conquistado o Globo de Ouro na categoria correspondente à de Moura para atrizes, não venceu o Oscar

Indicados ao Oscar 2026 de Melhor Ator

– Timothée Chalamet (Marty Supreme)

– Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)

– Ethan Hawke (Blue Moon)

– Michael B. Jordan (Pecadores)

– Wagner Moura (O Agente Secreto)

O que aconteceu

Melhor filme do ano

O filme foi indicado à principal categoria do prêmio. “O Agente Secreto” disputa o troféu de melhor filme do ano com “Bugonia”, “F1”, “Frankenstein”, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Valor Sentimental”, “Pecadores” e “Sonhos de Trem”.

.Wagner Moura foi indicado ao prêmio de melhor ator.

É a primeira vez que um ator brasileiro concorre nessa categoria. Ele concorre com Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Ethan Hawke (“Blue Moon”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”)  “Sonhos de Trem”.

O filme foi indicado ao prêmio de melhor seleção de elenco.

Essa será a primeira edição do Oscar com essa categoria. Também concorrem “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra” e “Pecadores”

“O Agente Secreto” também concorre ao prêmio de melhor filme internacional.

Caso vença, será a segunda vez consecutiva em que o Brasil traz o prêmio para casa: no ano passado, o filme vencedor foi “Ainda Estou Aqui”. Também concorrem nessa categoria “Foi Apenas um Acidente” (França), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirât” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia)

Fato não é inédito  – Vale lembrar que essa não é a primeira edição em que um filme brasileiro concorre em quatro categorias. Em 2004, “Cidade de Deus” concorreu a melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição de filme e melhor fotografia

VEJA TAMBÉM

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

Redacao 5

Ex-goleiro Doni é acusado de praticar golpes nos EUA

Hugo Luque

Manhã começa com pontos de alagamento e interdição

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com