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Obra interdita via no Centro

GUILHERME SIRCILI

Em continuidade da obra do corredor de ônibus do qua­drilátero central, na próxima se­gunda-feira, 14 de agosto, have­rá o fechamento total do acesso à avenida Jerônimo Gonçalves a partir da rua São Sebastião, em frente ao Mercado Munici­pal, o popular Mercadão.

Com essa intervenção viá­ria, a RP Mobi orienta aos con­dutores que vêm da região Cen­tral em direção ao Terminal Rodoviário pela rua São Sebas­tião a virar à direita na rua José Bonifácio e à esquerda na rua Duque de Caxias. A interdição será sinalizada com cavaletes.

Haverá placas com indica­ções sobre os desvios neces­sários. A orientação é que os condutores diminuam a velo­cidade nesta região a fim de se evitar acidentes. O acesso à rua São Sebastião a partir da José Bonifácio será local somente para comerciantes daquele tre­cho da via.

De acordo com a DGB En­genharia e Construções Ltda., construtora responsável pela execução das obras, a interdi­ção tem previsão de início às nove horas, e o bloqueio ocor­rerá por dez dias. As três frentes de trabalhadores que atuam na construção do corredor de ôni­bus do quadrilátero central rea­lizam ações pensadas estrategi­camente para não atrapalhar as vendas do Dia dos Pais.

Enquanto uma equipe cons­trói rampas de acessibilidade nas esquinas da rua Barão do Amazonas, ação que não ne­cessita de interdição nas ruas, outra equipe realiza serviço semelhante no entorno do Mercadão. Um terceiro grupo realiza a troca do pavimento da avenida Doutor Francisco Jun­queira, nas imediações da rua Visconde de Inhaúma.

As rampas para acesso de cadeirantes e pessoas com mo­bilidade reduzida serão insta­ladas nas mais de 50 esquinas das duas avenidas e das quatro ruas do Centro por onde o cor­redor de sete quilômetros pas­sará: avenidas Francisco Jun­queira e Jerônimo Gonçalves e ruas Lafaiete, Florêncio de Abreu, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.

A licitação da faixa exclusi­va do quadrilátero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda. A cons­trutora apresentou proposta de R$ 20.774.887,51. A em­presa tem um ano para con­cluir a obra, mas esse prazo pode não ser respeitado por causa das características da região Central, com diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços de unidades residenciais.

Comemorado no Brasil desde 1953, o Dia dos Pais é uma das datas mais impor­tantes para o comércio e, neste ano, acontece neste domingo, dia 13. A expectativa de ven­das é otimista em todo o Brasil. As lojas do varejo de Ribeirão Preto vão atender em horário especial neste final de semana, segundo o Sindicato do Co­mércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp).

Neste sábado (12), abrirão das nove às 18 horas. A exten­são do expediente é opcional. O varejo de Ribeirão Preto proje­ta crescimento entre 4% e 6% nas vendas para o Dia dos Pais, celebrado em 13 de agosto, na comparação com o mesmo pe­ríodo do ano passado, quando o avanço foi de 3,75%.

O valor médio desembol­sado para a compra do presen­te deve variar entre R$ 150 e R$ 200. O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sincovarp e CDL RP. Roupas representam a maior parte das intenções de compra (54%), seguidas de cal­çados (40%), perfumes e cos­méticos (37%), acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios (32%), além de celulares e artigos de tecnologia (21%).

A data também acaba movi­mentando restaurantes, postos de combustíveis e segmentos ligados a viagens, uma vez que muitos se deslocam de uma cidade à outra, para verem os pais. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) também está otimista.

Levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) da Acirp aponta que a cidade tem 8.213 empresas qualificadas para atender às demandas de presentes para a ocasião. Estima-se que o tíque­te dos presentes gire em torno de R$ 150. Os produtos mais buscados pelos consumidores devem ser roupas, perfumes, calçados, refeições e itens de cuidados pessoais.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana (Abrasel) está entu­siasmada com a perspectiva de crescimento expressivo de 30% a mais no faturamento do se­tor durante o final de semana do Dia dos Pais, em relação aos dias normais.

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