Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Observatório do Livro entrega dez minibibliotecas em Ribeirão Preto

 

Experiências das mais diversas demonstram o sucesso e os benefícios do Clube de Leitura 6.0 no estado de São Paulo e o quanto é importante que projetos voltados à população idosa garantam que grupos vulneráveis não sejam excluídos de ações culturais. Somente no município são 483 pessoas atendida em 25 clubes instalados.

Em Ribeirão Preto, onde os grupos de leitura têm acesso a uma biblioteca virtual de 30 mil títulos, o Observatório do Livro está entregando dez minibibliotecas físicas em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI).

Os residenciais contemplados são Assistência e Moradia de Idosos (AMI), Casa do Vovô, Lar Padre Euclides, Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana, Casa dos Sírios, Flor de Maio, Lar Vovô Albano, Recanto dos Anjos, Centro Dia do Idoso (Apae) e Residencial D’Clarice.

Tatiana Brechani, diretora de Operações do Observatório, destaca que a leitura literária traz um universo de conhecimento, diversão e prazer para qualquer idade. “E para as pessoas idosas, então, é uma ótima auxiliar na manutenção da saúde física e emocional”, observa.

Sobre as minibibliotecas, Tatiana considera que o livro também é companhia. “Além de histórias, estamos entregando novos amigos”, completa. A 3ª Jornada da Leitura 6.0, online e gratuita, pretende discutir e intensificar a divulgação, entre a população mais velha, sobre os benefícios da leitura literária para uma velhice mais saudável.

A cerimônia de abertura contará com a presença da secretária de Assistência Social do município, Gláucia Berenice, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gislene Mazzer Ribeiro, e da superintendente de Sustentabilidade da Arteris, Christiana de Almeida Costa.

Já o segundo painel abrirá espaço para as vertentes do projeto. Ele será composto por Tatiana Brechani; pela mediadora de leitura e biblioterapeuta Poliana Savegnago; pela facilitadora de leitura Adrielli de Oliveira e Silva, que é terapeuta ocupacional em ILPI; e pela participante do Clube 6.0, recém-formada no projeto “Retomada” e voluntária no projeto “Clube de Leitura no Cárcere” Lurdinha Kumakura, que abordarão “Como trabalhar a leitura digital com pessoas idosas”.

Para encerrar, o já tradicional Sarau, com a apresentação de textos autorais de membros dos clubes realizada pela mediadora de leitura e biblioterapeuta Monalisa Machado. O evento será transmitido pelo YouTube (@canaldogaleno), das 16 horas às 18h15. Conta com a parceria do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto. As inscrições podem ser feitas através do link https://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-60.

Foto: Max Gallão Mesquita/Amigos da Fotografia/Divulgação

Postagens relacionadas

Famílias correm risco de ficar sem benefício

Redação 1

Região recebe 175 novos policiais civis

Luque

Rebeca Andrade leva prata nas barras assimétricas na Copa do Mundo

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com