Resultado dos encontros semanais dos integrantes do projeto em 28 unidades da Fundação CASA no Estado de São Paulo, foi lançado, na última quarta-feira (16), o livro “Nossas Palavras” de autoria dos educandos dos centros de medidas socioeducativas do governo paulista. “Um momento mágico”, definiu o presidente do Observatório, Galeno Amorim, na abertura do evento on-line, tal como ocorre nas reuniões do projeto.
As produções foram elaboradas após encontros semanais com mediação literária, em que os jovens liam, discutiam obras e, a partir da biblioterapia, eram incentivados a criar. A publicação reúne poemas, crônicas, memórias, cartas e reflexões que tratam de temas como racismo, discriminação, saúde mental, saudade da família, erros do passado e desejos de recomeço. “Ao folhear essas páginas, vemos o quanto o acesso à cultura pode abrir caminhos reais para a transformação. O que esses jovens escreveram vai além das grades, são pontes com o mundo lá fora”, afirma Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA.
Participaram desta edição os adolescentes das seguintes unidades: Araçá, Araraquara, Atibaia, Campinas, Chiquinha Gonzaga, Esperança, Feminino Cerqueira César, Guarulhos, Irapuru I, Itaquera, Juquiá, Laranjeiras, Maestro Carlos Gomes, Marília, Ouro Preto, Paraná, Ribeirão Preto, Rio Dourado, Rio Pardo, São Bernardo I, Semiliberdade de Ribeirão Preto e Vitória Régia. “Quando um adolescente escreve sobre o que viveu e também sobre o que sonha, ele começa a construir novas versões para si. O que está neste livro não é só talento literário. É força, é humanidade, é esperança em movimento”, afirma Karina de Santa Cruz Pimenta, coordenadora pedagógica da Fundação CASA.
“Nenhum escritor, por mais experiente que seja, esquece a sensação de ver seu texto publicado pela primeira vez. Imagine então o que significa para esses jovens. É o livro como lugar de encontro, cura e futuro”, completa Galeno Amorim, presidente do Observatório. A iniciativa é realizada pelo Observatório com patrocínio de empresas como Austral Resseguradora, Austral Seguradora e Valid, e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca). O eBook “Nossas Palavras” está disponível gratuitamente no site www.observatoriodolivro.org.br