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Oitenta anos de INTERLAGOS

O Autódromo José Carlos Pace, conhecido no mundo todo por Autódromo de In­terlagos, revelava ao público as suas curvas sinuosas no dia 12 de maio de 1940. A corrida foi um marco para a socieda­de na época, pois até então as competições eram realizadas nas ruas do Jardim América, na capital paulista.

Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infra­estrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimen­tos. O primeiro projeto come­çou a ser desenhado em me­ados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Ro­mero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista. Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que sig­nifica “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.

Principais eventos
Hoje, o autódromo é palco de competições de porte na­cional e internacional, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e even­tos diversos. Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui eta­pas de motovelocidade como a Super Bike ou de pesos-pe­sados como os caminhões da Fórmula Truck.

Nos demais espaços, fes­tivais de música como o Lollapalooza e outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movi­mento o ano todo.

Mudanças de traçado
A pista original do Autó­dromo tinha 7.960 metros de extensão, e diminuiu para 7.873 metros em 1979, quando fo­ram feitas reformas para voltar a receber a Fórmula 1. Mas foi após uma grande intervenção realizada no final da década de 1980 que o traçado passou a ter 4.325 metros, de acordo com as novas exigências da organiza­ção da categoria.

O circuito teve que se adaptar, como parte de um processo de modernização que também favoreceu a segu­rança e esportividade de ou­tras provas nacionais. Todos os pilotos elogiam bastante o traçado, por ser desafiante e propiciar um grande espetá­culo ao público.

Revitalização
Entre julho e novembro de 2014, o autódromo recebeu a primeira etapa de intervenções para melhoria do equipamen­to, que incluiu: recapeamento de toda a pista do circuito ofi­cial e também do pitlane (área pavimentada lateral à pista de corrida usada para recepção dos carros); aumento da entra­da dos boxes, que ficou mais larga – passando de 30 para 45 metros – e mais extensa, começando cerca de 300 me­tros antes da antiga; criação de uma área de escape na curva “S do Senna” com cerca de 10 metros e alteração de traçado da saída dos boxes.

Kartódromo Ayrton Senna – O berço do automobilismo
Doze curvas, 1.150 me­tros de extensão e quase meia década de existência. Este é o Kartódromo de Interlagos, uma das primeiras pistas de­dicadas à modalidade, inau­gurada em 1970 e que foi rea­berta em 2015 com melhorias feitas no mesmo período das reformas no Autódromo no ano anterior

A pista do kartódromo serviu de aprendizado para os principais pilotos brasilei­ros. Passaram por lá Emerson Fittipaldi, Walter Travaglini, Ayrton Senna, Paulo Carcas­ci, Rubens Carrapatoso, entre outros. Todos se formaram na pista que é uma verdadeira es­cola no começo de carreira.

Muitos pilotos que ainda correm na atualidade treinam kart para se manter em forma. Berço do automobilismo, o equipamento foi rebatizado em 1996 de Kartódromo Ayr­ton Senna em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1.

Pista de arrancada
O “retão” – pista auxiliar que faz parte do circuito antigo do Autódromo de Interlagos –, também possui uma recente estrutura que, além dos cursos ministrados por escolas de pi­lotagem, possibilita disputas de provas de arrancada. Um trecho com 500 metros de extensão possui equipamentos que garan­tem mais segurança para esse tipo de atividade.

São 500 metros de guard rails dos dois lados da pista, gra­de de proteção lateral, pintura e sinalização do asfalto. A pista permite a realização de provas com dois carros emparelhados, que disputam a arrancada lado a lado de forma segura para pilo­tos e público. Além disso, evita­-se os chamados “rachas de rua”, perigosos porque acontecem em vias públicas e colocam em risco a vida das pessoas.

Grandes pilotos que já passaram por Interlagos

Nelson Piquet
Brasileiro nascido no Rio de Janeiro, Pi­quet estreou na F1 na temporada de 1978. Sua estreia em Interla­gos se deu na tempo­rada seguinte, de 1979. O piloto possui três títulos mundias da F1, sendo um dos compe­tidores mais importan­tes e lembrados do au­tomobilismo no Brasil.
Nessas oito décadas de Autódromo de Interlagos, persona­gens ilustres passaram pelo espaço, deixando suas marcas no asfalto e na memória dos fãs brasileiros.

Juan Manuel Fangio
Argentino nascido em 1911, Fangio foi o se­gundo piloto a ser cam­peão da Fórmula 1. Ele acumulou, ao longo da carreira, cinco vitórias na competição. Sua es­treia na pista de Interla­gos aconteceu em 1951, quando venceu o VII Grande Prêmio de Interlagos, com a Ferrari 166 FL. Sua segunda passagem pelo templo também foi bem-sucedida – em 1957 ele venceu mais uma vez a mesma competição, dessa vez com um Maserati 300S.

Jackie Stewart
Sua primeira passa­gem pela pista de Inter­lagos foi em 1973, pela equipe Team Tyrrell, e ironicamente, sua última temporada de F1. Nesse ano, o britânico conquis­tou o segundo lugar no podium brasileiro e o pri­meiro em sua temporada de despedida da F1.

Niki Lauda
O austrí­aco correu pela primeira vez no Au­tódromo de Interlagos em 1973, con­quistando na pista brasilei­ra o 8º lugar. Astro do automobilismo, Niki já foi tema de filme (Rush – No Limite da Emoção), que retrata a rivalidade que tinha com o piloto James Hunt.

Alain Prost
Tetra campeão da F1, Prost também é conhecido por ter sido rival de Airton Senna, seu companheiro de equipe na McLaren, du­rante os anos de 1988 e 1989. Sua estreia em Interlagos foi em 1980, tendo conquistado o primeiro lugar em quase todas as vezes que passou pela pis­ta brasileira.

Ayrton Senna
Sem dúvida ele é o piloto mais querido do Brasil. Tricam­peão da F1 (duas no templo), Senna teve sua carreira marcada por superações na pista, e muitas delas aconteceram no Autó­dromo de Interlagos. Sua morte precoce o levou para um pa­tamar de mito e hoje, entre as muitas homenagens que recebe, teve seu nome homenageado no kartódromo de Interlagos.

Lewis Hamilton
O britânico é atu­almente o maior cam­peão da F1 em ativi­dade, com seis títulos mundiais. Estreou na pista de Interlagos no encerramento da sua primeira tempora­da, em 2007, na qual conquistou o 2º lugar do podium. Em sua segunda vinda, ele conquista a primeira grande vitória da carreira na F1, tendo Interlagos como plano de fundo, na temporada de 2008.

Michael Schumacher
Popularmente cha­mado no Brasil de Alemão, o nome Schu­macher é sinônimo de seguidos recordes na F1. Ao longo de sua carrei­ra, o piloto conquistou sete títulos mundiais da F1, uma delas no Autó­dromo de Interlagos, na temporada de 2004.

 

Mural de Eduardo Kobra em homenagem a Senna

JOSE CORDEIRO/SPTURIS

O muralista Eduardo Kobra preparou um mural para homenagear Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na F-1, em 1991 e 1993. A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela gestão do local, cedeu uma empena no local para a realização da obra, que tem 27 metros de altura por 10 metros de largura. A obra foi concluída em março, mas devido à pandemia decidiu-se fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos.

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