Tribuna Ribeirão
Artigos

Os cuidados com as notas explicativas

Com as mudanças vindas através da contabilidade, nota­damente para as pequenas e médias empresas, passam a pu­blicar, de maneira obrigatória e/ou incentivada, um conjunto de demonstrações contábeis e financeiras, além das notas explicativas, foco deste texto.

Acredito ser muito importante e primordial estas altera­ções quanto ao que será divulgado por estas empresas, como balanço patrimonial, demonstração do resultado, resultados abrangentes, fluxos de caixa, dentre outras, trazendo maior informação, credibilidade e transparência aos negócios, tanto para a própria administração como também para outros pú­blicos de interesse, sejam estes internos ou externos.

Com isso, as notas explicativas tornam um meio de divul­gação fundamental, para comentar, enfatizar, especificar e de fato explicar decisões, métodos usados, cálculos, fontes de informações e etc. Porém, isso deve ser feito de forma clara, condizente com a realidade da empresa, ser bem redigida e de fácil identificação.

As grandes empresas já estão mais acostumadas a redi­girem tais notas explicativas, mas para pequenas e médias empresas, além daquelas que estavam desobrigadas, isso pode ser um desafio, tanto para a administração como também para os contadores e escritórios que atendem tais organizações.

Claro que é importante se familiarizar, buscando exemplos em demonstrações publicadas com suas respectivas notas, além de estudar o que diz as normas contábeis pertinentes, que muitas vezes trazem orientações e exemplos de como redigir tais textos, informando as notas obrigatórias.

Cautela também é importante, para a nota explicativa não ficar extensa, sem sentido, cansativa ou repetitiva; também em não cometer erros simples de digitação e até mesmo a omissão de informações que ferem as características qualitati­vas da informação contábil e financeira que são consideradas fundamentais pelas normas contábeis que são a relevância e representação fidedigna, além de ponderar o custo e benefí­cio de divulgar as informações e serem divulgadas de forma organizada e de fácil localização.

Ao elaborarem as demonstrações para as empresas, in­cluindo as notas explicativas, todo cuidado, atenção e dedi­cação são fundamentais. Após a redação, leia, releia e revise o quanto for preciso, para demonstrar com qualidade os dados e informações da empresa, com toda explicação necessária, tornando um valioso canal de comunicação com clientes, investidores, parceiros e outros públicos de interesse para o negócio. Sucesso!

Postagens relacionadas

“Histórias de quem gosta de ensinar” apagando incêndios

William Teodoro

Brasil e Grécia

Redação 1

Março é mês de contribuição sindical. Descontar ou não?

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com