FORTALEZA DA BARRA GRANDE
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi erguida durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola (1580- 1640), mais precisamente em 1584. Sua posição estratégica foi ocupada um ano antes, em 1583, após ação militar vitoriosa contra os navios do corsário inglês Edward Fenton.
Ocupando um esporão rochoso, a fortaleza está projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção. Em 1911, a Fortaleza da Barra Grande foi desativada e seus equipamentos e baterias foram transferidos para a Fortaleza de Itaipu.
Abandonada, deteriorou-se rapidamente, com a ação do tempo e com a retirada por invasores de madeiras, telhas e tijolos. No ano de 1960, depois de 45 anos de abandono, voltou para o Círculo Militar. Em 1964 foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Insitituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
FORTE DOS ANDRADAS
Inaugurada em 1942, a construção ostenta túneis com antigas instalações militares e elevadores que eram utilizados para transportar munição até os canhões. A 300 metros acima do nível do mar, a vista do local emoldura paisagens panorâmicas da ilha da Moela, das praias do Guarujá e da Baía de Santos. As visitas monitoradas acontecem nos finais de semana e nos feriados.
ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE SOROCOTUBA
Também conhecida como Mirante Sante Fé, a reserva de Mata Atlântica com costeira rochosa, praias desertas e águas cristalinas é exemplo de rara beleza no litoral do país. Os visitantes podem relaxar e curtir a presença de animais marinhos como tartarugas, raias, entre outros. O acesso é feito através de uma estrada à um quilômetro do início da Estrada de Pernambuco.