Tribuna Ribeirão
Economia

Páscoa movimenta comércio da cidade

O comércio de Ribeirão Preto já está preparado para as vendas de Páscoa. Depois das liquidações de janeiro e das vendas de carna­val, a comemoração faz parte das datas especiais para o varejo. O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sin­covarp) espera grande movimen­to nas semanas que antecedem o feriado prolongado.

“Apesar de a Páscoa estar di­retamente ligada aos tradicionais ovos de chocolate, os consumi­dores buscam outros produtos, como, por exemplo, opções mais baratas para presentear os fami­liares, principalmente as crianças. Itens como brinquedos e embala­gens complementam os chocola­tes. Alguns, procuram praticidade e encontram ovos personalizados e cestas de chocolates em diver­sos estabelecimentos do Centro, dos corredores comerciais e nos comércios dos bairros”, comenta Paulo César Garcia Lopes, presi­dente do Sincovarp.

As lojas do Centro também atendem à demanda de pequenos empreendedores. “Nesta época, muitas pessoas trabalham para ganhar um dinheiro extra. Al­guns montam o seu negócio es­pecialmente para a Páscoa. Esses pequenos empreendedores com­pram a matéria-prima nas lojas e também ajudam a movimentar a nossa economia”, diz Lopes.

O feriado da Paixão de Cris­to, celebrado em 30 de março (sexta-feira), ajuda a aquecer o varejo. “Boa parte da popula­ção segue a tradição e consome peixes e frutos do mar no almo­ço da sexta-feira. As peixarias, empórios e casas especializadas oferecem produtos diversifica­dos e especiais para esse dia e recebem grande fluxo de pesso­as”, finaliza Lopes.

Horário de funcionamen­to – O comércio de Ribeirão Preto terá horário diferenciado durante o feriado de Páscoa. Na sexta-feira (30), Paixão de Cris­to, os estabelecimentos estarão fechados. No sábado (31), as lojas estarão abertas das nove às 17 horas e, no domingo (1º de abril), não abrem.

Vendas – Lojas de chocola­te e supermercados são os de­partamentos com mais chances de crescer nesta Páscoa com aumento previsto para até 3%, afirma a pesquisa de expectativa de vendas realizada pela Federa­ção das Câmaras Dirigentes dos Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP). Para o período, co­merciantes do estado continuam com previsões conservadoras, es­perando um tíquete médio mais baixo. Para o interior, a expecta­tiva é que o valor fique entre R$ 60 e R$ 150.

“Estamos no começo do ano, cujo período é de acúmu­lo de contas. Por isso, vemos comerciantes com receio de fazerem grandes apostas para datas como a Páscoa, que ten­dem a favorecer mais o ramo de alimentação. No decorrer de 2018, teremos resultados mais positivos em outros setores. O mercado deve estar mais favorá­vel para o crescimento do varejo esse ano”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

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