Tribuna Ribeirão
Cultura

Pessoas idosas do Clube de Leitura 6.0 ultrapassam limites dos grupos e se apropriam de encontros em espaços culturais, cafeterias e residências

Divulgação

Os animados clubes de Ribeirão não param, até mesmo os grupos virtuais fazem uma programação especial. Os participantes promovem encontros temáticos em residências, cafeterias e equipamentos culturais da cidade, também procurando conhecer novos espaços de lazer, arte e educação. “Eles passam a ocupar lugares que não frequentavam de forma isolada ao projeto e se surpreendem”, comenta a biblioterapeuta e mediadora de leitura Poliana Savegnago, que percebe nesse comportamento o cumprimento de um dos objetivos do projeto.

Recentemente, as mulheres do Clube de Leitura 6.0 Biblioteca Sinhá Junqueira passaram da sala para a cozinha e promoveram um almoço literário na residência de uma delas. Inspiradas pelo livro “A Costureira de Khair Khana”, de Gayle Tzemach Lemmon, essas participantes incríveis produziram e degustaram o prato afegão apresentado na obra: Qabili palau (ou Pulau). Considerado o prato nacional do Afeganistão, ele é oferecido nos banquetes de casamento ou nas festas religiosas. Uma grande experiência gastronômica e literária.

Também é comum organizarem passeios, lanches e jantares apenas para fazer jus a cumplicidade e amizade que desenvolveram no clube de leitura. Para Lourdes Maria Junqueira, de 65 anos, a convivência tem sido muito prazerosa. Para ela, o vínculo criado tem ido muito além da literatura. “Nós viajamos para São Paulo, fazemos outras excursões juntas, vamos a barzinhos, porque a maioria mora sozinha”, conta. Os encontros em cafeterias, então, são superbem-vindos. “Na última terça-feira (4), o clube aconteceu em uma delas”, observa.

Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 Ribeirão Preto é realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. São patrocinadores BTG pactual, BIC, Valid, Stoller e Americanas S.A. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura sempre podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60-rp .

Atendimento à Imprensa: Mariangela Amorim
Contato: (16) 9 8245-0014 – E-mail: [email protected]

Postagens relacionadas

Simone Gutierrez vai ministrar curso em RP

Redação 1

Museu expõe histórias de italianos

Redação 1

Em romance premiado, Menalton Braff trata de um Rio Grande do Sul sem heroísmo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com