Tribuna Ribeirão
Polícia

Polícia localiza “central de golpe” na zona Norte

Computador e celulares foram apreendidos e policiais localizaram aplicativo de IA com textos para golpes de vendas digitais

Policiais apreenderam celulares, computadores com golpes usando recursos de IA e R$ 8.650 em dinheiro (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação contra golpes digitais. A ação ocorreu em um apartamento no bairro Presidente Dutra, Ribeirão Preto.

Segundo o delegado Gustavo André Alves, responsável pelo Centro de Inteligência Policial (CIP) da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, o investigado identificado integra uma organização criminosa que tem outros integrantes.

“Cumprimos um mandado de busca e apreensão na manhã de hoje com o objetivo de apreender equipamentos eletrônicos. No local, após investigações, apreendemos equipamentos digitais, cinco celulares e dois computadores, além de R$ 8.650 em espécie, proveniente dos golpes praticados pelo investigado”, disse Alves.

Inteligência Artificial simulava atendimento feito por Mercado Livre ou Mercado Pago para aplicar golpes (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

O local possivelmente funcionava como central de golpes digitais. O investigado usava um computador apreendido no local para aplicar seus golpes. O homem utilizava um arquivo digital usado como vínculo em um software que, através de Inteligência Artificial (IA), atuava como um “robô” para efetuar ligações automatizadas.

Um dos golpes utilizados era o das falsas ligações de 0800, onde, através da IA, o golpista simulava ser do Mercado Livre e do Mercado Pago. O delegado também identificou que o investigado praticava outro tipo de golpe, o do falso escritório de advocacia.

Neste caso, eram usados aplicativos de mensagens onde o golpista se apresentava como advogado de processo que a vítima teria interesse, para aplicar o golpe. Alves disse que além do estelionato digital, os criminosos se valiam de várias contas digitais de terceiros, para pulverizar os valores e lavar o dinheiro obtido com os golpes.

O responsável pelos golpes não foi preso, pois não estava em situação de flagrante. Contudo, ele vai responder por estelionato virtual e lavagem de dinheiro.

O delegado afirmou que as investigações prosseguem para identificar outros integrantes do grupo criminoso, apurar outros possíveis golpes praticados e responsabilizar as pessoas que emprestaram suas contas (chamados conteiros) para lavagem de dinheiro. “A Polícia Civil tem incrementado as investigações, no sentido de atacar esses criminosos desses golpes digitais, de forma severa e criteriosa”, concluiu Alves.

 

_______________________________________________

 

Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

Grávida é detida furtando no Centro de RP

Luque

PM prende procurado que assaltou casal de idosos

Redação 1

Homem morre atropelado nos Campos Elíseos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com