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Ponte é liberada no Royal Park 

Obra recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e resolve antigo gargalo de mobilidade na região de Bonfim Paulista (Prefeitura RP)  

Após dois anos, a ponte sobre o ribeirão Preto, na avenida Ubirajara de Souza Roxo, na Zona Sul de Ribeirão Preto, foi liberada ao tráfego de veículos na tarde desta terça-feira, 13 de maio. A via liga a Rodovia José Fregonezi (SP-328) ao Condomínio Royal Park e ao distrito de Bonfim Paulista.

A ponte foi interditada em abril de 2023, mas uma das pistas estava bloqueada desde o final de 2022. As obras começaram em maio de 2024. Estudos técnicos no local demonstraram que os danos causados pelas chuvas exigiram profunda reforma estrutural.

Houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca. Os serviços começaram no final de maio de 2023 com a demolição do antigo equipamento. Na época, a administração municipal chegou a anunciar que entregaria a nova ponte em no máximo quatro meses, entre setembro e outubro daquele ano

A reconstrução virou novela. O governo Duarte Nogueira (PSDB) pretendia entregar a ponte em dezembro. Segundo a empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda., as fortes e constantes chuvas que atingiram Ribeirão Preto no final do ano passado atrapalharam o andamento dos trabalhos e prejudicaram o cronograma.

Em janeiro, a empresa argumentou que os atrasos ocorreram por várias razões não previstas e, também, às fortes chuvas. Contudo, comprometeu-se a aumentar a força de trabalho no canteiro de obras e apresentou um novo cronograma de ações, com previsão de conclusão em abril de 2025.

A prefeitura diz que a empresa encontrou uma rocha no terreno, exigindo adequações nas estruturas das estacas de concreto. Essa interferência técnica motivou readequações no projeto original e emprego de máquinas apropriadas. A situação causa transtornos a moradores e motoristas.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que as obras estavam nas fase final e deveriam ficar prontas até o final de maio. O equipamento conta com novo sistema de captação de águas pluviais e um canal de concreto armado ligando as duas pontes, para conter a erosão.

Tem vigas pré-moldadas e um vão com 12,6 metros de comprimento e 12 metros de largura, com volume total de 170 metros cúbicos de concreto. Conta com duas faixas de rolamento de 4,775 metros e duas barreiras rígidas de 0,40m.

“Essa era uma demanda urgente da população de Bonfim Paulista. Assim que assumi, pedi prioridade para que essa ponte fosse finalizada com a máxima agilidade e segurança. Hoje, conseguimos entregar uma estrutura sólida e necessária, que devolve a mobilidade aos moradores e motoristas que utilizam esse trajeto diariamente”, afirma o prefeito Ricardo Silva (PSD). 

“Mesmo com os contratempos, conseguimos concluir uma intervenção importante, que garante mais segurança e desenvolvimento para a região”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Walter Telli.

Investimento – O mais recente reajuste no contrato da ponte ocorreu em 17 de abril sob a justificativa de correções nas planilhas orçamentárias. Este foi o terceiro aumento no preço da obra construída pela ASF Engenharia e Negócios Ltda, que venceu a licitação com a proposta de R$ 1.239.794,62. Com os reajustes, o custo total da obra aumentou 24,47%, para R$ 1.543.179,05, acréscimo de R$ 303.384,43. 

As duas primeiras correções das planilhas foram feitas na gestão do ex-prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e a terceira já no governo Ricardo Silva (PSD). O custo máximo previsto pela prefeitura no edital de licitação era de R$ 2.389.079,54. Ou seja, ainda está 35,41% abaixo do teto, R$ 845.900,49 a menos.

 

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