Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeitura amplia força-tarefa de limpeza e reúne 350 profissionais em ações pela cidade e nos parques**

Com a ampliação, serão incorporados mais seis caminhões e cerca de 50 profissionais, chegando a 350 colaboradores. Entre os bairros que recebem as novas frentes nesta segunda-feira estão Ipiranga, Vila Virgínia e Parque Ribeirão Preto. (Fernando Gonzaga)

Novas frentes de trabalho reforçam operação nos bairros mais atingidos pelo temporal; equipes também avançam na recuperação de praças e parques_

A Prefeitura de Ribeirão Preto ampliou a força-tarefa de limpeza e recuperação dos espaços públicos atingidos pelo temporal de 24 de julho. Ao todo, cerca de 350 profissionais estão mobilizados em diferentes regiões da cidade e nos parques municipais, com novas frentes de trabalho sendo incorporadas à operação para acelerar a retirada de resíduos e a recuperação das áreas afetadas.

Vinte dias após o vendaval, que derrubou cerca de 2 mil árvores em Ribeirão Preto, as equipes seguem atuando de forma simultânea, com prioridade para os locais que concentram maior volume de resíduos, circulação de pessoas e riscos à população. A partir desta segunda-feira, seis novas equipes reforçam os trabalhos, com outras três frentes previstas para iniciar as atividades ao longo da semana.

Com a ampliação, serão incorporados mais seis caminhões e cerca de 50 profissionais, chegando a 350 colaboradores. Entre os bairros que recebem as novas frentes nesta segunda-feira estão Ipiranga, Vila Virgínia e Parque Ribeirão Preto.

A operação inclui a limpeza de vias, praças e parques, além da retirada de árvores, galhos e outros resíduos deixados na cidade após o temporal. O trabalho é organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria a partir de um cronograma que prioriza os pontos mais afetados e aqueles que apresentam maior circulação de pessoas ou riscos à população.

Mutirão de limpeza
No último sábado (15), o Parque Maurílio Biagi recebeu um mutirão de limpeza que reuniu 15 equipamentos e cerca de 30 profissionais.

A operação contou com 11 caminhões, três retroescavadeiras e uma pá carregadeira, que trabalharam durante todo o dia na retirada de resíduos e na recuperação do espaço.

O Parque Maurílio Biagi foi um dos locais mais afetados pelo temporal, com mais de 63 árvores derrubadas em seu interior. A queda atingiu áreas de passeio, o parquinho, bancos e a academia ao ar livre, exigindo uma operação específica para a remoção dos resíduos e a recuperação do local.

O prefeito Ricardo Silva destaca que o trabalho começou imediatamente após o temporal e vem sendo ampliado de acordo com as necessidades identificadas em cada região.
“Nosso trabalho não parou desde o dia 24 de julho e agora estamos intensificando ainda mais a limpeza em toda a cidade. Já são mais de 2.500 caminhões retirados com massa verde, o que mostra a dimensão da operação e que seguimos trabalhando de forma intensa em todas as regiões”, afirma.

Além do Parque Maurílio Biagi, os serviços de limpeza e recuperação também avançam no Parque Tom Jobim, outro espaço atingido pelo vendaval. O local sofreu danos no alambrado, no parquinho e em outros pontos de sua estrutura interna.

Força-tarefa diária

Paralelamente aos mutirões realizados em pontos específicos, a Prefeitura mantém uma força-tarefa diária, entre equipes que atuam nos bairros, vias públicas, praças e parques do município.

A operação inclui varrição de vias, podas, recortes de árvores caídas, retirada de galhos e troncos e recolhimento de resíduos e massa verde.

Diariamente, são utilizados 28 caminhões e três tratores com garras, além dos equipamentos e equipes mobilizados nos parques e nas novas frentes de trabalho.

Desde o dia 24 de julho, já foram recolhidos mais de 2.500 caminhões de resíduos verdes, encaminhados à área verde do Transbordo Municipal, conhecida como Pica-Galho. No local, o material passa por trituração e é transformado em cavaco, utilizado principalmente em áreas de plantio.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Pesquisadores encontram plantas consideradas extintas há 30 anos

Redacao 5

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões

Redacao 5

Gêmeas siamesas morrem durante última cirurgia de separação no HC

Eduardo Ferrari

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade