Tribuna Ribeirão
Política

Prefeitura estuda instalação do IFSP

O prefeito Duarte No­gueira (PSDB) recebeu nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribei­rão Preto, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Silmário Batista dos Santos, para discutir a viabilidade de a cidade abrigar uma unidade do IFSP.

Também participaram da reunião Paulo Sérgio Calefi, diretor geral do campus do IFSP em Sertãozinho; Thiago Bernardo Cavassani e Ricar­do Jimenez, de Catanduva; o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP); o vereador Alessandro Maraca (MDB); e o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata.

Segundo Duarte Noguei­ra, a prefeitura está aberta para oferecer a contrapartida que é disponibilizar o local para implantação da unidade do IFSP. “É uma importante ferramenta para qualificação de mão-de-obra e conse­quentemente geração de em­prego e renda”, disse.

Silmário Batista recordou que, em 2017, havia encon­trado com Duarte Nogueira, no Ministério da Educação, em Brasília, e que o prefeito já havia manifestado interesse em trazer uma unidade para Ribeirão Preto. “Por mudan­ças que ocorreram ao longo do tempo, na composição do go­verno federal, não foi possível anteciparmos esta reunião.”

“Agora é importante avan­çarmos nas tratativas e deli­nearmos o perfil da cidade, os interesses da população para definirmos os cursos que aten­dam a demanda da cidade”, explica. O prefeito se dispôs a viajar para Brasília com o ob­jetivo de dar continuidade nas tratativas. Atualmente, os vere­adores Maraca e Duda Hidal­go (PT) também estão à frente das negociações.

O Instituto Federal de Edu­cação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autar­quia federal vinculada ao Mi­nistério da Educação (MEC), especializada na oferta de Edu­cação Profissional e Tecnológi­ca (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezem­bro de 2008.

A lei também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tec­nológica, da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é integrante. Ofere­ce uma gama de cursos gratui­tos; 29 cursos técnicos, 15 de li­cenciatura e 19 de bacharelado.

Postagens relacionadas

PSDB define pré-candidatos a deputado estadual e federal

Redação

‘Projeto do Uber’ volta para Câmara

Redação 1

Câmara aprova MP do salário mínimo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com