Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeitura planta ipês no Centro da cidade 

Divulgação  Ontem foram plantadas de mudas de ipê-amarelo no Centro (Divulgação)

Com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal na cidade de 18% para 30% (índice considerado ideal) a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fez  mais uma ação de plantio nesta sexta-feira, 16 de maio. Desta vez, a atividade ocorreu nas calçadas das ruas Amador Bueno e Prudente de Morais, na região Central. 
 
Foram plantadas de mudas de ipê-amarelo, árvore símbolo da beleza e da diversidade brasileira. “Estamos seguindo o cronograma previsto do Planta Aí Ribeirão. Já realizamos plantios em várias regiões da cidade, com foco especial na zona Norte, que apresenta maior déficit de arborização. Agora, vamos intensificar as ações no Centro, aumentando a cobertura vegetal e deixando a cidade ainda mais bonita”, pontua o secretário, Cláudio Almeida. 
 
De janeiro a maio deste ano, já foram plantadas mais de 13 mil mudas de árvores em Ribeirão Preto. Estão sendo plantadas 77 espécies nativas, incluindo árvores frutíferas e ornamentais. Tem ipê-branco, ipê-roxo, goiabeira vermelha, goiabeira branca, sombeiro e palmeiras.  
 
Além de contribuir para a redução do déficit de arborização, o programa também visa melhorar a sensação térmica na cidade, que tradicionalmente é quente, e promover benefícios ao clima local. As regiões Norte e Central são as mais afetadas pela falta de arborização. 
 
Além destas ações, a população também pode colaborar: o Parque Ecológico Municipal Ângelo Rinaldi, o Horto Municipal, disponibilizou mudas gratuitas. São mais de sete mil somente neste mês. Entre as opções estão espécies nativas, exóticas, frutíferas e ideais para arborização urbana.  
 
A lista traz quaresmeira, resedá, manacá-da-serra, urucum, pitanga, araçá-roxo, araçá-amarelo e grumixama. Fica na avenida Manoel Antônio Dias nº 551, no Jardim Marchesi, Zona Oeste, de segunda a sexta-feira, das sete horas às 10h30 e das 13 horas às 16h30. O telefone é (16) 3919-5099. 
 
O relatório do Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário, divulgado em maio de 2022 (www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/meio-ambiente/inventario-amostral), demonstra que apenas 12,7% do perímetro urbano era coberto por vegetação de porte arbustivo ou arbóreo na época. O estudo utilizou imagens de satélite de outubro de 2021. De acordo com o levantamento, a cobertura é desigual em Ribeirão Preto.  
 
A Zona Sul era a mais verde (15,79%), seguida da região Oeste (13,54%), Norte (11,39%) e Leste (11,34%). O Centro tinha apenas 3,58% de sua área arborizada. Dos 58 subsetores urbanos (divisões dentro das zonas, que agregam bairros próximos), apenas três possuía índice de cobertura vegetal superior a 30%: a região do Recreio das Acácias (44,7%) liderava. 
 
Das 26.669 espécies vegetais inventariadas, mais de 20 mil possuíam altura igual ou inferior a seis metros, configurando uma carência de sombreamento nas calçadas. As mais comuns eram oiti, falsa-murta, resedá-anão, ipês de jardim, aceroleira, pitangueira, quaresmeira e limoeiro. 
 
Com o propósito de fortalecer as políticas ambientais, a prefeitura de Ribeirão Preto tem promovido o diálogo com organizações da sociedade civil e demais setores da comunidade. A iniciativa busca soluções eficientes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e ampliar ações voltadas à preservação e conservação ambiental. 
 

 

Postagens relacionadas

Theatro Pedro II já está vermelho

William Teodoro

Um terço das brasileiras já sofreu violência do parceiro

William Teodoro

Prefeito Nogueira capota carro na estrada de Bonfim

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com