Tribuna Ribeirão
Geral

Procon-SP notifica aéreas por cancelamento de voos

A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cida­dania – notificou nesta se­gunda-feira, 10 de janeiro, as companhias aéreas Azul e Latam, pedindo explicações sobre os cancelamentos de voos ocorridos nos últimos dias devido ao aumento de casos de covid-19 e influenza nas tripulações.

Embora a Gol não tenha reportado cancelamentos por este motivo, a aérea também foi notificada pelo órgão. “As empresas deverão informar até a próxima quarta-feira (12) quantos voos foram can­celados, quantos passageiros foram afetados, a previsão para os próximos 15 dias e qual o plano de contingência para minimizar os danos so­fridos pelos consumidores”, disse o Procon-SP.

Segundo o comunicado, as aéreas também deverão explicar como e com qual an­tecedência os consumidores estão sendo informados, se estão recebendo assistência material e quantos passagei­ros optaram pelo reembolso ou pela reacomodação em outro voo. No caso de reem­bolso, o Procon-SP quer sa­ber em que prazo será feito pelas empresas.

O Procon-SP também questiona as empresas sobre quantos funcionários foram diagnosticados com covid-19 e influenza no momento, se foi exigida a vacinação para ambas as doenças e se existe testagem contínua dos fun­cionários, bem como escala subsidiária para a tripulação (reserva de segurança para a manutenção dos serviços).

Procurada, a Gol disse que não vai comentar. A La­tam Brasil informa que foi notificada e que prestará os esclarecimentos necessários ao órgão. Já a Azul informou por meio de nota que recebeu a notificação do Procon-SP e que responderá ao órgão den­tro do prazo estipulado. “A companhia destaca ainda que cumpre a legislação vigente acerca de reembolsos e remar­cações de voos”, acrescenta.

Mais de 150 voos foram cancelados após aumento de casos de covid-19 e influen­za, tanto entre pilotos e de­mais tripulantes de aeronaves quanto entre a população em geral. Voos da Azul e da La­tam foram os que mais tive­ram de ser cancelados. A Gol não reportou cancelamentos.

Postagens relacionadas

Justiça revoga liminar e reforma do IPM será votada hoje

Redação 1

PUBLICIDADE: Fórmula – Plano Estudante

Redação 1

Governo federal decide fazer intervenção na segurança do Rio de Janeiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com