Tribuna Ribeirão
Polícia

Quadrilha do golpe “encontros amorosos” usa robô

Inteligência Artificial (IA/Robô) na prática de crimes (Reprodução)

Por Lúcio Mendes

Uma operação da Polícia Civil de Ribeirão Preto desvendou, na manhã de terça-feira (13), uma sofisticada rede de estelionatários que operava golpes por meio de falsos encontros amorosos. A ação não só resultou na prisão de 25 suspeitos, como revelou um elemento inusitado e alarmante: a apreensão de um robô inteligente com tecnologia de reconhecimento facial, modelo Go2 New intelligent Creature, que pode ter sido utilizado para identificar e reproduzir informações das vítimas por meio de seus dados pessoais e bancários.

A operação foi deflagrada em uma chácara no bairro Recreio Internacional, zona Leste da cidade. No local, funcionava a central do esquema fraudulento que usava perfis falsos em aplicativos de relacionamento para atrair homens. As vítimas, ao chegarem ao endereço, eram rendidas sob ameaça de armas e coagidas a realizar transferências bancárias de alto valor.

O destaque da ação, no entanto, foi a apreensão do robô multifuncional equipado com sensores de imagem e inteligência artificial. Fontes próximas à investigação revelaram que o dispositivo pode ter sido programado para reconhecimento facial das vítimas e acesso a dispositivos móveis via biometria, facilitando o roubo de senhas e acesso a aplicativos bancários.

A presença de um equipamento com essa capacidade tecnológica dentro de uma operação criminosa é um alerta preocupante. Estamos diante de uma nova fronteira no uso da inteligência artificial para fins ilícitos.

Foram também encontrados cartões bancários, dezenas de celulares, maquininha de cartão e dinheiro em espécie. A investigação, iniciada em abril, foi impulsionada por ocorrências semelhantes nos bairros Monte Alegre, Ipiranga e Campos Elíseos.

Quatro dos detidos já tinham mandados de prisão expedidos. Todos foram autuados por estelionato e passarão por audiência de custódia nesta quarta-feira (14/05). A Polícia Civil agora concentra esforços para rastrear o funcionamento interno do robô e apurar até que ponto a tecnologia foi determinante para o sucesso da quadrilha.

Enquanto especialistas analisam o Go2 em laboratório forense, o caso lança luz sobre uma preocupante interseção entre tecnologia de ponta e criminalidade, e levanta a pergunta: até onde a inteligência artificial pode ser manipulada para o crime?

Esta reportagem segue em atualização conforme novas informações forem confirmadas.

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

 

Impresso | WEB | Redes sociais

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

 

@tribunaribeirao @jornaltribuna

@jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto

@noticiasribeiraopreto @meiamaratona

@meiamaratonainternacionalderibeiraopreto

@meiamaratonatribunaribeirao

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto

#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

 

Postagens relacionadas

Homem vira réu por tiro acidental que matou companheira

Luque

Poste cai sobre carro na Avenida Costábile Romano, em Ribeirão Preto

William Teodoro

Caminhão perde controle e invade pista contrária na Rodovia Anhanguera

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com