Tribuna Ribeirão
Esportes

Resumo da Copa: definidos os classificados às quartas de final

Divulgação/AFA Messi foi, mais uma vez, protagonista de virada épica da seleção argentina

Argentina conquista virada histórica e Suíça avança nos pênaltis

Por Hugo Luque

As oitavas de final da Copa do Mundo terminaram nesta terça-feira (7). A Argentina foi o grande destaque ao bater o Egito em uma virada emocionante por 3 a 2. Já a Colômbia deu adeus à disputa ao perder para a Suíça nos pênaltis.

Antes, a Bélgica goleou os Estados Unidos por 4 a 1 em Seattle, no fim da segunda-feira. Após o polêmico cancelamento da suspensão de Folarin Balogun, que havia sido expulso na segunda fase, os belgas foram a campo com a “faca entre os dentes”.

De Ketelaere abriu o placar logo aos nove minutos. Tillman, aos 31, empatou. Dois minutos depois, De Ketelaere marcou o segundo dos Diabos Vermelhos, que ampliaram no segundo tempo com Vanaken e Lukaku.

A Bélgica volta a campo na sexta-feira para enfrentar a Espanha, às 16h (de Brasília), em Inglewood, Califórnia. Todos os jogos daqui até o final do Mundial serão disputados nos Estados Unidos

Virada histórica

A Argentina assustou sua torcida e, mais uma vez, sofreu mais do que o necessário, mas passou de fase. Depois da classificação na prorrogação diante de Cabo Verde, os atuais campeões do torneio deram mostras de fragilidade contra o Egito.

Seria o provável último jogo de um craque na Copa: Messi ou Salah. Com foco nos contra-ataques, os egípcios mostraram que estavam preparados para o poderio ofensivo e a posse de bola argentina. Aos 15 minutos, Yasser Ibrahim subiu bem na área e colocou os africanos em vantagem em Atlanta, na Geórgia.

Pouco depois, os “hermanos” tiveram a chance de empatar quando Tagliafico foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Messi foi para a bola, cobrou mal e parou no goleiro Shobeir. Ainda no primeiro tempo, Messi cobrou falta na trave.

Na etapa complementar, Ziko ampliou para o Egito, aos 13. Contudo, o lance foi revisto pelo VAR e o árbitro identificou falta no início da jogada. O time de Salah, porém, não sentiu o baque: Ziko, mais uma vez, foi à rede, desta vez de forma legítima, aos 21.

Contente com o resultado, a seleção egípcia recuou as linhas e buscou raros contra-ataques. A Argentina foi com tudo para cima e diminuiu com o zagueiro Romero, aos 34.

Quatro minutos mais tarde, Messi se redimiu da penalidade perdida e marcou um belo gol. Maior goleador das Copas, agora com 21 gols, o camisa 10 voltou a se isolar na artilharia da edição de 2026 – são oito tentos.

O jogo caminhava para a prorrogação até que, nos acréscimos, Enzo Fernández subiu bem e cabeceou para confirmar a virada épica.

Colômbia fora

Nas quartas, a Argentina terá pela frente a Suíça, no sábado, às 22h, em Kansas City, no Missouri. O conjunto europeu foi o último classificado, também nesta terça, ao eliminar a Colômbia em Vancouver, no Canadá.

Com bola rolando, o duelo foi equilibrado. Os colombianos criaram ótimas chances pelo alto e em ataques velozes, enquanto os suíços tentavam em finalizações da entrada da área.

Sem gols, o jogo foi para a prorrogação. No tempo extra, Lucumí acertou o travessão e o ex-gremista Campaz desperdiçou grande chance. A Colômbia teve oportunidades para matar o confronto antes das penalidades.

Sem sucesso, as equipes foram para a marca da cal. Quintero, Campaz e o craque Luis Díaz marcaram para os sul-americanos, mas Cucho Hernández e e Davinson Sánchez perderam.

Do outro lado, Xhaka e Amdouni marcaram nas primeiras oportunidades, mas Akanji isolou. Todavia, Itten voltou a colocar a bola na rede e Vargas, na cobrança derradeira, converteu e garantiu a melhor campanha da Suíça na Copa em 72 anos.

Jogos das quartas de final

Esta quarta-feira será o primeiro dia desde a abertura do Mundial sem jogos. Contudo, a partir da quinta, os seguintes embates definem os semifinalistas:

– Quinta (09/07), às 17h: França x Marrocos – Boston Stadium;

– Sexta (10/07), às 16h: Espanha x Bélgica – Los Angeles Stadium;

– Sábado (11/07), às 18h: Noruega x Inglaterra – Miami Stadium;

– Sábado (11/07), às 22h: Argentina x Suíça – Kansas City Stadium.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ribeirão recebe Campeonato Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas

Redacao 5

Técnico demonstra alívio com eficiência e ‘vitória da unidade’ do Botafogo

Redacao 5

Confira os jogos das oitavas da Copa do Mundo nesta terça-feira

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade