Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão Preto – Semana deve ter 52 mm de chuva

O ribeirão-pretano ainda deve carregar guarda-chuva, sombrinha e capa na mochila nesta semana. Apesar da chega­da do outono, com tendência de períodos mais secos e forte os­cilação na temperatura – noites e madrugadas mais frias e calor intenso durante o dia –, a che­gada de frente fria pode alterar o cenário na região. A umidade relativa do ar já começou a cair, apesar de a meteorologia ainda prever chuvas menos intensas para os próximos dias.

Segundo o Climatempo, en­tre esta terça-feira (11) e domin­go (16), são esperados 52 mi­límetros na cidade, abaixo dos 62 mm previstos para a semana passada. Temporais podem cair nos finais de tarde, de forma iso­lada, e a tendência é de tempera­tura mais baixa à noite por causa da passagem de uma frente fria pelo Sudeste.

Os dados são atualizados diariamente. Para esta terça­-feira (11), a previsão é de que chova cinco milímetros em Ri­beirão Preto. A chance de cair temporal na cidade chega a 67%. A temperatura mínima será de 18 graus Celsius e a máxima, de 29ºC. A umidade relativa do ar fica entre 53% e 93%.

Na quarta-feira (12), são es­perados 15 milímetros e a pos­sibilidade de chover é de 67%, com temperatura entre 19ºC e 30ºC e umidade entre 53% e 91%. Na quinta-feira (13) são esperados oito milímetros e a chance de chover na cidade che­ga a 90%. A temperatura míni­ma será de 19 graus Celsius e a máxima, de 31ºC. A umidade cai e fica entre 52% e 90%.

Para sexta-feira (14), a pre­visão é de que chova 20 milí­metros em Ribeirão Preto. A chance de cair temporal na cida­de chega a 90%. A temperatura mínima será de 20 graus Celsius e a máxima, de 30ºC, e a umida­de deve oscilar entre 68% e 91%. Para o sábado (15), a previsão é de apenas dois milímetros em Ribeirão Preto.

A chance de chover é de 90%. A temperatura na cidade fica entre 18 graus Celsius e 28ºC e a umidade oscila entre 76% e 96%. No domingo (16), são espera­dos apenas dois milímetros. A temperatura fica entre 18 graus e 29ºC, com a umidade relativa do ar entre 61% e 100%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com umidade abaixo de 30% o município entra em esta­do de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é consi­derado caso de emergência.

O último verão foi um dos mais chuvosos de Ribeirão Pre­to, com mais de 635 milímetros. Segundo o Climatempo, so­mente em fevereiro choveu mais de 250 milímetros em Ribeirão Preto, 20,2% acima da média de 208,9 mm para o mês. Janeiro deste ano já é o mais chuvoso desde 2007. Foram 365 milí­metros no início de 2023, cerca de 36,1% acima da média his­tórica de janeiro, de 268,2 mm.

Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Na­turais (Cemaden). Desde o início de dezembro – o mais chuvoso desde 2020, segundo o Centro Integrado de Infor­mações Agrometeorológicas (Ciiagro) –, temporais vêm causando muitos transtornos.

Tanto aos motoristas, quan­to a pedestres e usuários do transporte público por causa de alagamentos e quedas de árvo­res. Em 2022, segundo o Ciia­gro, o volume acumulado foi de 334,8 milímetros, 34,2% acima da média prevista de 249,5 mi­límetros. Em 2020, o volume foi de 468 milímetros.

Frio
O dia mais frio de 2022 em Ribeirão Preto foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) consta­tou 5ºC às seis horas, no Aero­porto Estadual Doutor Leite Lo­pes. A marca também é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição.

Calor
Em 12 de setembro, Ribeirão Preto registrou a maior tempe­ratura do ano passado. Os ter­mômetros marcaram 37 graus Celsius no período da tarde. Também foi o dia mais seco de 2022: o índice de umidade relati­va do ar caiu para 13%, estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Cachaça atravessa cinco séculos como símbolo brasileiro

Redação

Festival Nacional de Teatro reúne espetáculos gratuitos

Redação

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade