O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) reassumiu o cargo na manhã desta segunda-feira, 16 de junho. Ele tinha se afastado do cargo na quinta-feira, 12 de junho, para integrar uma delegação que, durante seis dias – de 12 a17 de junho -, realizaria intercâmbio com Israel. O vice-governador Felício Ramuht (PSD) chefiava a comitiva. Também participavam da viagem prefeitos de outras cidades, como São José dos Campos. Campos do Jordão e Barretos.
Entretanto, na sexta-feira (13), durante escala do voo em Paris, na França, eles foram informados que não poderiam prosseguir a viagem porque Israel havia declarado emergência e fechado o espaço aéreo temendo represália do Irã que foi bombardeado por Israel.
Por conta do conflito armado parte da comitiva que estava em Paris, retornou ao Brasil Já outros prefeitos que já estavam em Israel ainda não conseguiram retornar. Ricardo Silva chegou ao Brasil na noite de sábado e em Ribeirão Preto no domingo, 15 de junho.
Com o retorno de Ricardo Silva, antes do previsto, o vice-prefeito Alessandro Maraca (MDB), que assumiu interinamente o cargo, teve seu curto mandato de seis dias, reduzido. Um ofício comunicando a Câmara Municipal sobre o retorno do prefeito ao cargo foi protocolado nesta segunda-feira.