Tribuna Ribeirão
Geral

Romaria deve reunir 40 mil

Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, será realizada a 49ª edição da tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida, even­to de fé e devoção celebrado há 50 anos em Ribeirão Preto – em 1967, o cabo da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Carmo criou um monumento para a padroei­ra do Brasil ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. No ano seguinte, 33 fiéis cami­nharam 10 quilômetros, da Paró­quia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, zona oeste, até a igreja de Bonfim Paulista. A cada ano, o número de peregrinos aumenta. A expectativa em 2017 é reunir 40 mil devotos.

A concentração será no pá­tio da Câmara de Vereadores, na Avenida Jerônimo Gonçal­ves, 1.200, Vila República, a partir das 5h de quinta-feira (12), Dia da Padroeira do Bra­sil. A concentração terá a recep­ção do andor de Nossa Senhora Aparecida. Às 6h, os devotos começam a peregrinação até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Rua Coronel Fur­quim, 389, no distrito de Bon­fim Paulista.

O percurso é de 12 quilô­metros e a chegada está prevista para as 10h, quando será realiza­da uma missa campal, celebra­da pelo arcebispo Dom Moacir Silva – também haverá missa às 7h. O evento contará com todo apoio e estrutura para a cami­nhada, inclusive sanitários quí­micos para os romeiros.

Como ocorre todo ano, nes­sa data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Regional de Bonfim Paulista or­ganizam a caminhada religiosa com o andor que conduz a ima­gem de Nossa Senhora Apare­cida, que, durante todo o ano, encontra-se junto ao altar da refe­rida Paróquia. Tem ainda o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Informações pelo (16) 3636-1206.

A 49ª edição da romaria, além de completar 50 anos desde a primeira peregrina­ção, também celebra os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Apareci­da. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conse­guir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Gua­ratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governa­dor da Província de São Paulo e Minas Gerais.

Após várias tentativas de pesca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pe­daços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do bar­co, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Nascia ali uma devoção.

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e o Consórcio PróUrbano, que detém a con­cessão do transporte coletivo urbano na cidade, vão disponibi­lizar uma linha especial com no mínimo 20 ônibus para fazer o percurso Ribeirão Preto-Bonfim Paulista e vice-versa. Eles sairão com destino ao distrito entre 5h e 8h, com intervalo de 10 minutos Na volta, vão atender das 11h às 15h, também com 10 minutos de intervalo máximo.

Os veículos farão o seguinte itinerário, saindo do Terminal de Bonfim Paulista: Rua Iria Alves, Rodovia José Fregonsei (Bonfim Paulista-Ribeirão Preto), Avenida Presidente Vargas, Rua Vicente de Carvalho, Avenida Nove de Julho, Rua Barão do Amazonas, Rua Florêncio de Abreu, Rua Saldanha Marinho, Prudente de Moraes, Avenida Jerônimo Gon­çalves (Mercado Municipal) e ter­minal de ônibus.

Postagens relacionadas

Morre, aos 100 anos, Akef Kalil El Dib

Redação 10

Bom Prato – Restaurante do HC já serviu 21 mil refeições

William Teodoro

Saiba como funciona a chamada “xepa da vacina”

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com