Tribuna Ribeirão
Região

RP e São Carlos abrigam 481 startups

DIVULGAÇÃO

Um estudo feito pelo Supe­ra Parque de Inovação e Tec­nologia, de Ribeirão Preto, em conjunto com a Liga de Em­preendedorismo de São Carlos (Lesc), mapeou quem são os atores que integram o ecossis­tema de inovação e empreen­dedorismo das duas regiões. O TechMap, lançado no dia 19 de outubro, mostra que, juntas, as cidades somam 481 empresas em 21 diferentes segmentos.

O mapeamento está dispo­nível para download na página https://www.techmap2021.com.br/. Para a pesquisa fo­ram considerados dados co­letados em 2021 por meio de formulários e informações de estudos anteriores. Todas as informações foram agru­padas e organizadas em uma base de dados única.

Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, enfatiza que o mapeamento em conjun­to fortalece o ecossistema de inovação ao trazer dados mais completos. “Buscamos conhe­cer melhor o ecossistema, suas empresas e as diferentes áreas de atuação”, diz.

“Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais pre­cisão as informações e sub­sidiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios, buscando maior as­sertividade em suas estratégias de atuação. É uma excelente oportunidade para todos co­nhecerem a potencialidade das regiões e gerar valor para o ecossistema”, emenda.

Para Paola Lescura, líder do mapeamento da Lesc, a parce­ria estratégica colabora com a integração do ecossistema em­preendedor das duas regiões. “O TechMap nos permite unir forças na produção do mapea­mento e é mais um passo para aumentar a visibilidade nacio­nal da região como referência em tecnologia, inovação e em­preendedorismo”, comenta.

A parceria entre o Supera Parque e a Lesc leva em con­sideração o compromisso com os Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Na­ções Unidas (ONU), que prevê a melhoria da cooperação re­gional e o acesso à ciência, tec­nologia e inovação, bem como aumentar o compartilhamento de conhecimentos.

Principais resultados e insights
O mapeamento TechMap revela que há 481 empresas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto e na cidade de São Carlos. Desse total, 133 (27,7%) estão classificadas no segmento que inclui empresas de tecnologia da informação. Já 15,2% (73) são da área He­altech e 7,9% (38) fazem parte do segmento Edtech.

Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que reúne 34 municípios, foram iden­tificadas 293 empresas de 19 segmentos. São 181 startups somente na cidade-sede, se­gundo dados de 2019 divulga­dos pelo Supera Parque.

Outro dado interessante é que quase 50% dos novos ne­gócios foram iniciados entre os anos de 2018 e 2020.

Em relação à fase de desen­volvimento, 29,9% está na fase de operação e 24,9% na fase de tração. Neste estudo também foi possível observar que a idade predominante dos empreende­dores está entre 35 e 40 anos, representando 32,2% do total.

Mas há uma alta diversi­dade de setores de atuação e perfil de empreendedores. “O mapeamento aponta dados que servem de balizador para atrair oportunidades e apre­senta informações confiáveis que nos fazem sair do achismo. Traz dados que podem ajudar no realinhamento do modelo de negócios ou até mesmo no surgimento de novos negó­cios”, diz Lescura.

Para a seleção de startups e empresas foram consideradas empresas jovens de base tec­nológica, com página ativa na web (site, Linkedin ou Face­book) ou que estão em portfó­lio de aceleradoras e incubado­ras de startups.

Outro filtro do mapeamen­to foi a exigência para que as empresas participantes esti­vessem localizadas em pelo menos um dos municípios da Região Metropolitana de Ri­beirão Preto ou na cidade de São Carlos.

As empresas interessadas em agregar à pesquisa e par­ticipar da próxima edição de­vem ficar atentas aos canais do Supera Parque, da Lesc e do site do TechMap.

Lesc
A Liga de Empreendedo­rismo de São Carlos (Lesc) é um grupo sem fins lucrativos, vinculado à Agência de Ino­vação da UFSCar e ao Insti­tuto de Ciências Matemáticas e Computação da USP São Carlos (ICMC USP). O grupo é formado majoritariamente por alunos e ex-alunos da USP, UFSCar, Fatec e IFSP, e é aber­to à toda comunidade.

Supera Parque
O Supera Parque de Ino­vação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é re­sultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desen­volvimento do Estado de São Paulo. Ao todo, são 93 empre­sas instaladas no local, sendo: 71 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecno­lógica; e 22 empreendimentos no Centro de Negócios.

Postagens relacionadas

Tragédia: nove mortos no acidente com romeiros em Guatapará

Luque

Garnica também vai responder por fraude processual

Luque

Adolescente não resiste após acidente grave na Anhanguera

lucio mendes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com