Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

RP tem alvo investigado em operação internacional da PF

Mandados de prisão e de busca foram cumpridos em 10 cidades de cinco estados e DF, contra grupo que desviou R$ 10 milhões de bancos portugueses

PF cumpriu mandados em 10 cidades de cinco estados e DF; entre as cidades está Ribeirão Preto (Foto: PF/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma grande operação contra um grupo responsável por desviar cerca de R$ 10 milhões de contas bancárias de clientes de bancos portugueses. A Operação Redescobrimento foi conduzida pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal contra fraudes bancárias eletrônicas.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Caraguatatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jacareí (SP), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Gurupi (TO), Vila Velha (ES) e Brasília (DF). A operação surgiu após informações fornecidas pela Polícia Judiciária de Portugal, coletadas no âmbito da Operação Vera Cruz, conduzida naquele país e a partir de acordos de cooperação mantidos entre os dois países.

Sistemática

O grupo dividia as tarefas entre os integrantes. Alguns eram responsáveis por invadir dispositivos das vítimas para obter dados bancários. Utilizavam técnicas de phishing com telas e sites similares aos de aplicativos de bancos portugueses com arquivos maliciosos para capturar as informações. Havia pessoas que realizavam ligações com sotaque do idioma português falado em Portugal, se passando por funcionários do banco lusitano, buscando também obter dados sigilosos.

Outros integrantes utilizavam esquemas para transferências bancárias de Portugal ao Brasil, com a participação de laranjas e empresas de fachada, possibilitando receber as remessas, dando aparência de licitude, simulando origem legítima. Havia também a utilização de vastos investimentos em criptoativos para lavar os valores das fraudes.

A PF informou que são investigados crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro. Ainda de acordo com a PF, todos os alvos da operação foram presos, porém não há confirmação se em Ribeirão Preto alguém foi preso ou se foram apenas cumpridos mandados de busca e apreensão.

Postagens relacionadas

Dicas para estudar cálculo

Redação

Baep prende suspeitos de furto durante desmanche em Ribeirão Preto

William Teodoro

Policiais militares reanimam duas vezes bebê engasgado

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com