Tribuna Ribeirão
Agro

Safra de grãos deve ser recorde

Conab estima produção de grãos em 360,75 milhões de toneladas na safra 2025/26, novo recorde

A estimativa para a produção de grãos na safra 2025/26 é de 360,75 milhões de toneladas, um incremento de 2,4%, novo recorde e volume de 8,48 milhões de toneladas a mais que o colhido no ciclo passado, de 352,27 milhões. Os dados são do 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira, 13 de agosto, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse resultado é influenciado pelo crescimento de 2,1% na área cultivada, estimada em 83,5 milhões de hectares, com destaque para soja, milho e sorgo. Já a produtividade média nacional das lavouras está prevista em 4.322 quilos por hectare, desempenho próximo ao registrado em 2024/25.

Produto com maior área semeada na segunda safra, o milho deve atingir uma produção total de 143 milhões de toneladas na atual temporada. Com a colheita finalizada, a primeira safra do grão tem produção estimada em 29,5 milhões de toneladas.

No segundo ciclo do cereal, a Conab estima que sejam colhidas cerca de 111 milhões de toneladas. Em relação à terceira safra de milho, a estimativa é de uma produção de outras 2,4 milhões de toneladas.

Semeado na região Nordeste, as condições climáticas ocorridas desde junho influenciaram de maneira negativa o desenvolvimento das lavouras da cultura principalmente no nordeste da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas.

Para o algodão, a Conab prevê uma produção aproximada de 5,8 milhões de toneladas para o produto em caroço, o que resulta em 4,1 milhões de toneladas de pluma. A colheita, iniciada em junho, atinge 43,7% da área destinada para a cultura.

O índice é inferior à média dos últimos cinco anos, porém superior ao registrado no ano passado, quando no mesmo período estava em 39%. As condições climáticas, de modo geral, favoreceram o bom desenvolvimento das lavouras.

Já o feijão deve registrar uma produção total próxima a 3 milhões de toneladas, somadas as três safras da leguminosa.O volume estimado atualmente representa uma redução de 3,2% comparado com o ciclo 2024/25. Ainda assim, a produção garante o abastecimento no mercado interno. Na primeira safra do grão no ciclo 2025/26, a Conab estima que foram colhidas 973,9 mil toneladas.

No segundo ciclo da leguminosa, a colheita está em fase final e a estimativa é de uma produção de 1,3 milhão de toneladas. Na terceira safra, predominantemente cultivada em áreas irrigadas no Centro-Sul e em áreas de sequeiro no Nordeste, a produção esperada é de 681 mil toneladas.

Produtos da safra de verão, soja e arroz têm produção estimada em 180,5 milhões de toneladas e 11,1 milhões de toneladas, respectivamente. No caso da oleaginosa, destaques para o Mato Grosso, maior produtor do grão no país, com 51,6 milhões de toneladas, e para a Bahia, estado com a maior produtividade média estimada em 4.260 kg/ha.

Para o arroz, a Conab identificou uma redução na produção devido ao plantio da cultura ter sido realizado em uma área 14% inferior em relação ao ciclo 2025/26. Mesmo com a queda, o volume colhido atende a demanda do mercado doméstico.

Dentre os produtos de inverno, a semeadura das culturas foi finalizada. Principal produto cultivado, o trigo deve registrar uma produção de  5,8 milhões de toneladas, redução de 26,2% em relação à safra de 2025. Essa redução na produção está relacionada à retração de 20,4% na área.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Produtor rural ganha espaço no FAESP Show

fernanda lipari

Feira de bioenergia deve movimentar R$ 13 bi

Redacao 5

Produtor rural ganha espaço no FAESP Show

fernanda lipari

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade