Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Sancionado Dia 
Sem Carro em RP

Apesar da sanção da lei, a prefeitura vetou todos os trechos da proposta com menção à concessão de gratuidade no transporte coletivo neste dia, em todas as linhas de ônibus urbanos.  (Alfredo Risk)  

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), sancionou a lei que institui o Dia Municipal Sem Carro na cidade, segundo consta no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 12 de setembro. O projeto de Daniel Vieira Rodrigues (PL), o Daniel do Busão, havia sido aprovado na Câmara em 20 de agosto.

A data será comemorada anualmente em 22 de setembro, início da primavera, com o objetivo de conscientizar a população sobre o impacto de veículos individuais no trânsito da cidade e promover formas e modais sustentáveis como o transporte coletivo.

“O Dia Municipal Sem Carro busca chamar a atenção para os vários problemas causados pelo uso massivo de automóveis incentivando o uso do transporte coletivo e fomentando a utilização de modais sustentáveis”, afirma o vereador.

Apesar da sanção da lei, a prefeitura vetou todos os trechos da proposta com menção à concessão de gratuidade no transporte coletivo neste dia, em todas as linhas de ônibus urbanos. Outros trechos vetados indicavam que o custo pela gratuidade oferecida seria custeado por recursos do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana.

Também citava verbas de publicidade institucional nos veículos de transporte coletivo, parcerias com a iniciativa privada, por meio de leis de incentivo fiscal, pela previsão contratual da gratuidade com o Consórcio PróUrbano e por recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset).

A veto parcial ao projeto de lei já foi encaminhado para a análise dos vereadores. A prefeitura afirma que o incentivo ao uso do transporte coletivo público deve ser sempre incentivado e que tem buscado aperfeiçoar a prestação de serviços no município, incluindo linhas mais rápidas e ônibus novos com ar condicionado.

Entretanto, justifica que ao dispor sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano no dia 22 de setembro, o projeto de lei interferiu em atos de gestão administrativa, cuja iniciativa é reservada exclusivamente ao chefe do Poder Executivo. O veto ainda não tem data para ser analisado em plenário pelos vereadores

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Comercial estreia na Copa Paulista contra Noroeste

Redação

Ribeirão Preto tem 471.134 eleitores

Redação

Shopper lança serviço de entrega rápida em Ribeirão

thais portella

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade