20 C
Ribeirão Preto
21 de fevereiro de 2024 | 8:24
Jornal Tribuna Ribeirão
Escritor recebe convidados na Biblioteca Padre Euclides neste sábado, 2/11 (Divulgação)
Início » Menalton Braff lança, em Ribeirão, romance inspirado em tragédia real
Cultura Destaque

Menalton Braff lança, em Ribeirão, romance inspirado em tragédia real

Depois do lançamento nacional do livro “Os olhos do meu pai”, em São Paulo, o premiado Menalton Braff recebe amigos em sessão de autógrafos na Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, neste sábado, 2 de dezembro, das 10h às 13h.

O romance, pela editora Reformatório, é o 30º do escritor gaúcho que há alguns anos vive em Serrana, município próximo a Ribeirão Preto. Ao ser perguntado, Menalton diz que começou a escrever o novo livro desde que nasceu. “Quando alguém cria alguma coisa, isso não é resultado de um momento determinado; o modo de criação é resultado de toda uma vivência”.

“Os olhos do meu pai” tem elementos da obra de Sigmund Freud e é inspirado em fatos reais. O escritor esteve, quando criança, no local onde aconteceu uma tragédia e as lembranças que guardou sobre o caso foram trabalhadas na construção do novo romance.

Menalton é vencedor dos prêmios Jabuti, com o livro de contos “À sombra do Cipreste” (2000), e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com o romance “Além do Rio dos Sinos” (2020). Conquistou o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com “Castelo de Areia” (2016), além de inúmeras classificações como finalista e semifinalista de importantes premiações literárias.

O jornalista, escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho assina a orelha do livro: Esta é uma narrativa em vários tempos e em várias vozes. Falam mais alto um narrador que tudo vê e o protagonista que tudo vive — duas histórias dentro da mesma história, paralelas, tangentes, complementares. Tão profunda uma quanto a outra, enfeitadas da mesma enorme dimensão emocional. Afinal — e a escolha talvez explique muitas coisas dentro da história —, o nome Venâncio, em latim, significa “o que caça”.

Menalton Braff – O escritor mantem uma rotina bastante organizada de leituras e produção. Antes mesmo do lançamento de “Os olhos do meu pai”, Braff já começou a escrever o próximo romance. Além disso, tem uma agenda de criação de textos para as “séries” que gosta de publicar durante a semana sua página no Facebook. Dentre as “séries” há “Resenhas”, “Mini contos”, “Cantigas de amigo”, “O romance no Brasil” e “Terreno baldio” – nesta ele publica de tudo um pouco, daí o título.

AGENDALançamento do livro “Os olhos do meu pai” de Menalton BraffQuando: 2/12, sábado, 10h às 13h

Onde: Biblioteca Padre Euclides, Rua Visconde de Inhaúma 490, 1º andar, Centro, Ribeirão Preto

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com