Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Temperatura continua baixa nas madrugadas 

Os termômetros podem marcar 12ºC na madrugada de quarta, 29 de maio (Reprodução)

O clima deve permanecer agradável durante a semana, em Ribeirão Preto, de acordo com a Climatempo. A máxima na cidade vai oscilar entre 24 graus Celsius e 32ºC até domingo, 2 de junho. Os termômetros podem marcar 12ºC na madrugada de quarta, 29 de maio, na de sexta-feira (31) e no sábado (1º), e até 11ºC na de quinta-feira (30). 
 
Depois de um mês, a chuva chegou a Ribeirão Preto, melhorou a qualidade do ar e elevou o índice de umidade relativa, mas o volume foi muito baixo. Em março, a chuvarada atingiu cerca de 150 mm. Para abril a previsão era de 72 milímetros, mas a precipitação chegou a 123 mm, sendo que 100 milímetros apenas no dia 17.  
 
Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar pode cair para 25% no domingo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. 
 
Na tarde de sexta-feira (24), o céu ficou vermelho em Ribeirão Preto devido a um vendaval que levantou poeira na cidade. A tempestade de terra chegou logo após pancada de chuva. Entre 13h30 e 14h30, a nuvem avermelhada pode ser vista de vários pontos do município.   
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classifica o evento como um tipo de “litometeoro“, isto é, “fenômeno causado pela suspensão no ar de partículas, geralmente sólidas, mas de natureza não aquosas”, dos quais os mais comuns são névoa seca, tempestade de poeira e turbilhão de areia 
 
O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados conforme as informações de satélites. Nos dias 1º e 14 de março, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 14 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde.  
 
A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC. Nesta segunda-feira (27) os termômetros marcaram mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. Podem ocorrer pancadas de chuva nos próximos dias, mas pontuais e localizadas, que caem em certa região da cidade e em outras, não. 
 
A previsão da Climatempo para esta terça-feira (28) é de mínima de 16ºC e máxima de 24%. Na quarta-feira (29), a temperatura deve oscilar entre 12ºC e 24 graus. Na quinta-feira (30), a mínima será de 11ºC e a máxima, de 25ºC. Na sexta-feira (31) a mínima fica em 12ºC e a máxima cai para 28 graus.  
 
No sábado, dia 1º de junho, a temperatura mínima prevista para Ribeirão Preto é de 12ºC, e a máxima, de 31ºC. No domingo (2), os termômetros devem marcar entre 16ºC e 32 graus Celsius, de acordo com a Climatempo. A menor temperatura do ano até agora pertencia a janeiro, de 15,7 graus.  
 
O dia mais frio do ano passado foi registrado em 16 de maio, com temperatura entre 9º e 10ºC na madrugada e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana. Em 2022, foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) constatou 5ºC às seis horas, no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes. A marca ainda é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição. 
 

Postagens relacionadas

Túnel imerso ligará Santos a Guarujá 

William Teodoro

RP encerra 2020 com 3.305 ‘gatos’

William Teodoro

País bate recorde de mortes e casos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com