Técnico, que vive início de trabalho, já conseguiu promoção à elite com o Criciúma
Por Hugo Luque
Novo técnico do Botafogo, Claudio Tencati afirmou que o clube vai brigar pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2026. O profissional, que iniciou oficialmente os trabalhos no Pantera na última segunda-feira (1º), espera uma “mudança de chave” no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
Desde que voltou a disputar a Série B, em 2023, o Tricolor sofreu com campanhas abaixo do esperado pela torcida e até mesmo aquém do projetado pela diretoria, com muito drama na luta contra o rebaixamento. Justamente na temporada em que o conjunto ribeirão-pretano retornou ao segundo nível nacional, Tencati conquistou a promoção à elite com o Criciúma. Agora, o objetivo é repetir o feito.
“Estou muito feliz com o projeto apresentado pelo Adalberto Baptista e o André Leite, que mostraram os objetivos do clube para a próxima temporada. Vamos mudar a chave e brigar pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Esse é o desejo de todos que estão envolvidos com o projeto”, disse o treinador.
Otimista com o futuro, Tencati terá pela frente a missão de participar, ao lado da direção, da reformulação do elenco botafoguense. Até o momento, 16 atletas deixaram o clube, três renovaram seus vínculos e apenas o lateral-direito Jonathan foi contratado.
Para facilitar o processo de mudança no plantel, o profissional de 52 anos enxerga como diferencial a estrutura, que passa por um processo de modernização, sobretudo nas categorias de base.
“O Botafogo é um clube super tradicional do futebol brasileiro e que está muito bem organizado. Em breve, terá um centro de treinamento para as categorias de base, o que será muito importante para o crescimento da equipe”, completou.
O Tricolor trabalha de olho na estreia no Campeonato Paulista, marcada para 11 de janeiro, fora de casa, contra o Velo Clube.

