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Usuários amargam prejuízo de R$ 9,3 mi  

Desde 2022, quando sanção de lei municipal estabeleceu prazo máximo de dois anos para uso de créditos do cartão do transporte coletivo, 8.891 passageiros já tiveram valores retidos (Alfredo Risk)

Desde 12 de dezembro de 2022, quando a Câmara de Vereadores aprovou e o então prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a lei que estabeleceu o prazo máximo de dois anos para que os usuários do transporte coletivo utilizem os créditos do Cartão Nosso, R$ 9.337.343,74 já foram retidos pela prefeitura de Ribeirão Preto. 
 
São 8.891 cartões. Ou seja, usuários que não utilizaram os créditos nos ônibus do Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano na cidade formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%). Os dados incluem os valores vencidos até o mês de março deste ano e foram levantados a pedido do Tribuna pela atual gestão, por meio da Secretaria de Administração. 
 
Somente nos três primeiros meses deste ano, venceram créditos no total de R$ 2.846.967,66, sendo R$ 663.460,67 no mês de janeiro, R$ 1.335.692,15 ekjm fevereiro e R$ 847.814,84 em março. No mesmo período foram depositadas pelos usuários, em cerca de 415 mil cartões ativos na cidade, R$ 28.983.577,10. A maior parte dos depósitos foi feita pelas empresas pelo Programa Vale Transporte, a que os trabalhadores têm direito.  
 
A lei que criou a retenção do dinheiro estabeleceu que os valores vencidos sejam repassados ao Consórcio PróUrbano, concessionário do transporte coletivo urbano na cidade desde maio de 2012. O grupo opera em Ribeirão Preto com 362 ônibus distribuídos em 119 linhas. Por dia, transporta cerca de 150 mil passageiros – número de vezes que a catraca gira.  
 
Os valores são descontados do subsídio que a prefeitura faz ao grupo para a manutenção do transporte coletivo. Em Ribeirão Preto, para não elevar o valor atual da tarifa e manter a passagem em R$ 5, o município desembolsa R$ 3,45, já que o custo real seria de R$ 8,45.  
 
Também repassa recursos pela gratuidade dos estudantes. Idosos e deficientes. Para saber se tem credito para vencer o usuário pode procurar os postos de venda do Consórcio PróUrbano, na rua São Sebastião nº 1.020. no Centro da cidade. 
 
Discussão antigaO destino dos recursos dos cartões do transporte coletivo é uma discussão antiga na cidade. Em 2019, a Câmara aprovou decreto legislativo apresentado pelos então vereadores Marcos Papa (então na Rede, hije no Podemos) e Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (então no PDT), estabelecendo que o Consórcio PróUrbano fizesse a devolução em dinheiro aos usuários com créditos monetários não utilizados no Cartão Nosso.  
 
Na época, o levantamento indicava que o montante chegava a R$ 21 milhões.  O decreto argumentava que, ao proibir a devolução, a administração municipal desrespeitou o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa, por proibir a devolução a quem tem direito a estes valores. O assunto acabou indo parar no Ministério Público de São Paulo (MPSP), mas com a aprovação da lei que criou a retenção, o assunto foi esquecido pelos parlamentares. 
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