Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Vacina chega a novos grupos

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça­-feira, 20 de abril, o início da vacinação para pacientes com algumas doenças ou condi­ções crônicas e a antecipação da imunização dos idosos de 64 anos. De acordo com o tu­cano, pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pa­cientes em terapia renal (diáli­se) serão vacinadas a partir de 10 de maio.

O público-alvo deste grupo é formado por 120 mil indiví­duos, segundo dados da Secre­taria de Estado da Saúde. São 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes re­nais em tratamento de diálise (terapia renal substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores.

Na semana passada, os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram projeto de lei que inclui pessoas portadoras de Down, transtorno do espec­tro autista e demais deficiên­cias intelectuais nos grupos prioritários do Plano Munici­pal de Imunização (PMI). A proposta é de Maurício Gas­parini (PSDB).

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, a cidade já registrou oito óbitos por covid-19 de portadores de Síndrome de Down. Quatro mortes ocorreram em 2020 e outros quatro este ano. Agora o projeto será encaminhado para análise do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Em 11 de maio, começará a imunização dos trabalhado­res de transporte dos sistemas metroviário e ferroviário. Em 18 de maio, será a vez dos mo­toristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 165 mil pessoas.

A vacinação de pessoas de 64 anos será antecipada para sexta-feira, 23 de abril. Já os idosos com 63 anos poderão tomar a vacina a partir do dia 29. Pessoas de 60 a 62 anos serão contempladas na cam­panha a partir de 6 de maio. Como já havia sido anuncia­do anteriormente, os idosos com 65 e 66 anos começarão a ser imunizados nesta quar­ta-feira (21).

A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta terça-feira, 20 de abril, o agendamento para a aplicação da primei­ra dose contra covid-19 em idosos de 65 e 66 anos. Para essa faixa etária, a vacinação acontecerá nesta quinta e na sexta-feira, dias 22 e 23 de abril, a partir das oito horas, em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Socieda­de Recretariva e de Esportes de Ribeirão Preto, a Recra da Nove de Julho.

Foram disponibilizadas 11.160 vagas para esse grupo etário. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) a partir das 8h30 e pelos telefones 3977-9441 ou 3977- 9442. Os acamados desta fai­xa etária podem receber a va­cina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Basta acessar o site da pre­feitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH), entre outros –, Ca­dastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada. Ainda nesta terça-feira, a Secre­taria Municipal da Saúde come­çou a aplicar a segunda dose da Coronavac, vacina desenvol­vida no Brasil pelo Instirtuto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sino­vac, em idosos de 69 a 71 anos.

Para essa faixa etária, a va­cinação continua nesta quar­ta-feira (feriado de Tiraden­tes). Foram disponibilizadas 13.100 vagas para esse grupo etário. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou, na sexta­-feira (16), a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 67 anos. Eram 4.500 vagas disponíveis e a imuniza­ção foi realizada em um único dia para não confrontar com a vacinação de outros grupos.

O Estado também já está vacinando 350 mil idosos de 67 anos. A expectativa é imu­nizar 760 mil pessoas com 65 e 66 anos com a primeira dose. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto também encerrou no dia 15 a campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com ida­de entre 72 e 74 anos.

As pessoas desta faixa etá­ria receberam a Coronavac. Quem foi vacinado com o produto da Universidade de Oxford/AstraZeneca terá de aguardar para receber a se­gunda aplicação. Foram dis­ponibilizadas dez mil vagas para esse grupo etário. Entre os dias 14 e 15 também foram imunizados 3.370 profissio­nais da educação.

Segundo o governo de São Paulo, as pessoas na faixa etá­ria de 60 a 64 anos somam 2,24 milhões, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos que poderão receber a primeira dose a par­tir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio. Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade