Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacinação contra Sarampo chega ao interior de SP

Marcelo Camargo/Ag.Br.
Ribeirão Preto não registra casos de sarampo desde 2020: Saúde avisa que manter esse cenário, no entanto, depende diretamente da cobertura vacinal

Estado inicia campanha de multivacinação nos 645 municípios e amplia vacinação contra o sarampo

O Estado de São Paulo inicia na segunda-feira, 3 de agosto, campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) será realizada nos 645 municípios paulistas para identificar e atualizar esquemas vacinais em atraso.

Pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes aos postos de vacinação com a caderneta, para que as equipes verifiquem as doses indicadas de acordo com a faixa etária e o histórico vacinal. Os locais e horários de atendimento são definidos por cada município.

Todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos 645 municípios paulistas.  Neste ano, a campanha será acompanhada de uma estratégia adicional contra o sarampo na capital paulista, em Guarulhos e em São Bernardo do Campo.

Nos três municípios, a vacina tríplice viral será oferecida a todas as pessoas de 6 meses a 59 anos, independentemente da situação vacinal. A medida considera o atual cenário epidemiológico da doença. Nesta quinta-feira (30), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirmou o 15º caso de sarampo no estado em 2026. O registro é de Guarulhos e envolve uma criança sem histórico de vacinação contra a doença.

A ação ocorre na volta do período de férias escolares, quando aumenta a circulação de pessoas em viagens nacionais e internacionais, elevando o risco de exposição ao vírus do sarampo, doença altamente contagiosa que voltou a registrar casos no Brasil e em outros países.

Ribeirão Preto não registra casos da doença desde 2020. Manter esse cenário, no entanto, depende diretamente da cobertura vacinal. Quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor a chance de um caso importado provocar transmissão no município.

A proteção é feita por meio da vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola. O esquema vacinal infantil prevê a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Adultos que não completaram o esquema também podem se vacinar.

“O sarampo é uma das doenças mais contagiosas que existem. Durante as férias, com o aumento das viagens, cresce também o risco de importação de casos. Estar com as duas doses da vacina tríplice viral é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva”, explica a subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para as crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, a aplicação é considerada “dose zero” e não substitui as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação aos 12 e aos 15 meses.

Dados preliminares de 2026 indicam cobertura de 77,5% para a primeira dose e de 65,5% para a segunda dose da tríplice viral no estado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada uma das doses.

“A atualização da caderneta é fundamental para proteger crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis. Diante do cenário do sarampo, a estratégia ampliada nos três municípios busca aumentar rapidamente a proteção da população e reduzir o risco de transmissão”, afirma Tatiana Lang, diretora do CVE.

Durante a campanha, os postos disponibilizarão as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes, de acordo com a idade, a indicação e o histórico vacinal. Mais informações em vacina100duvidas.sp.gov.br.

Entre os imunizantes estão disponíveis: BCG; hepatite B; pentavalente; poliomielite inativada; rotavírus; pneumocócica 10-valente (conjugada); meningocócica C (conjugada); meningocócica ACWY (conjugada); influenza; Covid-19; febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela; DTP; hepatite A; e HPV.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Estado confirma mais sete casos de sarampo

Redação

Câncer de pulmão liderou ranking de mortes por neoplasias em Ribeirão na última década

Redacao 5

Escorpiões em Ribeirão 
: Ataques em 2026 
passam de 1,1 mil

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade