Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Zona Norte – Vai começar a construção de viaduto

JF PIMENTA/ ARQUIVO

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, vai iniciar a construção de um viaduto na avenida Brasil, so­bre a avenida Thomaz Alberto Whately, na região do Jardim Aeroporto, na Zona Norte da cidade. A ordem de serviço que autoriza o início da obra foi assinada na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, pelo prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB) e pelo secretário Pedro Luiz Pegoraro.

Via processo licitatório, a empresa Contersolo foi con­tratada por R$ 13.284.955,62, uma economia de 23% aos cofres públicos frente ao orça­mento estimado inicialmente, de R$ 17.303.723,67. Com a as­sinatura da ordem de serviço, a estimativa é que a construção tenha início em uma semana, após trâmites administrativos. O prazo de execução é de 14 meses. Ao todo, serão 30 mil m² de pavimentação, dois mil m³ de concreto, 200 toneladas de aço, 1,5 quilômetro de dre­nagem e dez mil m³ de aterro.

“Todas as manhãs, no horá­rio de pico, mais de 50 ônibus passam pelo cruzamento da avenida Brasil com a Thomaz Alberto Whately. Isso significa que entre 15 a 18 mil passa­geiros do transporte público serão impactados diretamente com a construção desse via­duto. Ele também representa uma melhoria significativa do desempenho do corredor de ônibus Norte-Sul trecho um, que contempla as avenidas Re­cife, Thomaz Alberto Whately e Brasil”, afirma Nogueira.

Com nove metros de altura em seu ponto mais alto e 110 metros de extensão, a inter­venção irá beneficiar cerca de 3,2 mil veículos que passam pela avenida Brasil e 2,8 mil que passam pela Thomaz Al­berto Whately nos horários de pico. Também serão beneficia­dos os moradores dos bairros Ribeirão Verde, Avelino Alves Palma, Adelino Simioni, Hei­tor Rigon, Distrito Empresa­rial, Quintino Facci I e II, Tan­quinho, Vila Elisa, Vila Brasil e os passageiros do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, até o Centro de Ribeirão Preto.

Segundo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), no ano passa­do 923.617 viajantes passaram pelo aeroporto. Além do via­duto, a avenida Thomaz Al­berto Whately receberá outros investimentos de melhoria, como a implantação do corre­dor de ônibus Norte-Sul e re­capeamento em toda a exten­são no sentido avenida Brasil e Marechal Costa e Silva.

Ribeirão Mobilidade
Com esta assinatura, a ad­ministração passa a ter 90% das obras do Programa Ri­beirão Mobilidade licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

Destas, já foram entre­gues as três pontes da avenida Doutor Francisco Junqueira, a duplicação e prolongamento da avenida Prof.ª Dina Rizzi, a recuperação da Estrada do Piripau e diversas frentes de recapeamento asfáltico. Nove adequações estão em execu­ção, três estão em processo li­citatório e, o restante, em pro­cesso de abertura de licitação.

Postagens relacionadas

Câmara libera vacinas sem o aval da Anvisa

Redação 1

Ciclovias: RP quer construir 37,8 km até 2021

Redação 1

Fachin concede prisão domiciliar para Maluf

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com