Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacina contra a covid-19 – RP altera intervalo entre doses

Fotos: Guilherme Sircili

Nesta sexta-feira, 3 de de­zembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretá­rio municipal da Saúde, José Carlos Moura, anunciaram que Ribeirão Preto seguirá a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo e reduzirá de cinco para quatro meses o intervalo da dose adicional da vacina contra a covid-19, dian­te do atual cenário epidemio­lógico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

A medida vale para quem tomou duas doses dos imu­nizantes Coronavac/Sinovac/ Butantan, da AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz e da Pfizer/ BioNTech. Quem tomou o imunizante de dose única da Janssen/Johnson&John­son, poderá receber a carga adicional do mesmo imuni­zante com intervalo a partir de dois meses.

No entanto, na ausência da vacina da Janssen neste momento, cenário atual no estado de São Paulo já que o Ministério da Saúde não dis­ponibilizou doses adicionais deste imunizante, é possível ser administrada uma terceira aplicação da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).

Segundo dados do “Vaci­nômetro”, até as 18 horas desta sexta-feira (3), Ribeirão Preto havia aplicado 1.161.108 doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a plataforma, 554.347 pessoas haviam rece­bido a primeira carga, 502.815 a segunda, 20.393 a dose única e 83.553, a de reforço.

Com o total de imunizados com dose única, a segunda e a terceira carga, de 606.761, a taxa de “ribeirão-pretanos” com “ciclo vacinal avançado” chega a 84,3% da população. Ribeirão Preto tem 720.116 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE).

Porém, segundo a Secre­taria Municipal da Saúde, o público-alvo é formado por 646.326 cidadãos de 12 a 90 anos. Neste caso, o índice é 93,9%. Já as pessoas que rece­beram apenas a primeira dose representam, respectivamente, 77% e 85,8%.

Segundo a secretaria, cerca de 90 mil maiores de 12 anos não compareceram para rece­ber a primeira dose e outros 40 mil faltosos deixaram de tomar a carga de reforço. Essas 130 mil pessoas representam 20,1% do público-alvo e 18,1% da população da cidade.

“Temos muitos jovens de 18 a 29 anos que não voltaram para tomar a segunda dose. São pessoas economicamente ativas e que transitam por toda a nossa cidade. É importante que a população participe e ajude a esclarecer a importân­cia de todos completarem o seu ciclo vacinal”, diz o prefeito Duarte Nogueira.

Reforço
A Secretaria Municipal da Saúde vai aplicar a dose adicio­nal da vacina contra a covid-19 em mais 2.100 pessoas maiores de 18 anos que receberam a segunda carga até 6 de agosto. O agendamento será aberto às 8h30 deste sábado (4), no por­tal oficial da prefeitura (www. ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.

Este grupo envolve mora­dores de Ribeirão Preto que receberam a segunda dose dos imunizantes Coronavac/Sino­vac/Butantan, AstraZeneca/ Oxford/Fiocruz e Pfizer/BioN­Tech. A campanha será nesta segunda-feira (6), a partir das 8h30, em 36 das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto.

Em cerca de dez dias, a Secretaria Municipal da Saú­de imunizou ou abriu agen­damento para aplicar a dose de reforço em 26.900 pessoas. No dia 20 de novembro, ou­tras 8.000 pessoas maiores de 18 anos receberam a terceira dose, chegando a 34.900.

As pessoas acamadas des­tes grupos podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais pró­xima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo tele­fone 3977-7111.

Nos locais de vacinação, es­sas pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), compro­vante de residência, número do protocolo do agendamento e o cartão da segunda dose.

O pré-cadastro no site Va­cina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para to­dos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site do Vacivida. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi.

VEJA TAMBÉM

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

William Teodoro

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

William Teodoro


Anvisa aprova duas novas 
indicações da semaglutida

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com