Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, no Hotel Ibis, no Ribeirão Shopping, o lançamento oficial da Parada LGBT de Ribeirão Preto. Autoridades, apoiadores e patrocinadores estiveram presentes e destacaram a importância do evento como instrumento de inclusão dessa população que ainda sofre muito preconceito e discriminação.
O presidente da ONG Arco-Íris, Fábio de Jesus, disse que este ano, já estão confirmadas 350 excursões de todos os lugares do Brasil. “Ano passado foram 180 e este ano, o crescimento, surpreendeu todos nós que fazemos parte da produção”, disse entusiasmado. Segundo Fábio, são caravanas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Paraná e até da capital São Paulo.
Fábio anunciou também, a construção de um ambulatório de saúde integral específico para população LGBT. “Será o primeiro do Brasil com este tipo de atendimento”, afirmou. Os detalhes serão anunciados, dia 13 às 16h na Unaerp e fazem parte dos eventos relacionados da Parada de RP.
Este ano, a madrinha da Parada será a viúva de Marielle Franco, Mônica Benício. O tema destaca o envelhecer da população LGBT: “Orgulho não envelhece, fica marcado na pele, na luta, na história: pelo direito e respeito aos 60+ LGBTQIAPN+” e presta uma homenagem a quem abriu caminhos, resistiu e segue inspirando gerações.
A diretora do departamento de planejamento em saúde, Patrícia Lázara Serafim Campos Diegues, afirmou, que aqui em RP são cerca de 12 mil 600 idosos LGBTs que precisam de um acolhimento multifacetado e respeitoso e que a administração desde a transição tem se dedicado ao assunto.
O vice-prefeito, Alessandro Maraca, homenageou Fábio de Jesus, por sua luta incansável pela causa. “Fábio tem um coração gigante, e sempre que entra numa luta, nunca é em causa própria. Ele abraçou a luta pelos direitos LGBT e tenho muito orgulho dessa trajetória que ele construiu”, declarou Maraca.
Juliana Ogawa, secretária da Infraestrutura, que também é atuante de direitos humanos, parabenizou Fábio e garantiu toda a estrutura para a Parada.
O presidente do Instituto do Livro, professor Cláudio Romualdo; Felipe Lucena, gerente de vendas do Ibis Ribeirão, e Antônio Marcos Neves Esteca, Ceo e Diretor Geral da Faculdade Metropolitana, foram unânimes em destacar a felicidade de apoiar e a importância de Parada de Ribeirão Preto.
A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto acontecerá no dia 17 de agosto de 2025, com concentração a partir das 13 horas, no tradicional cruzamento das avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa. Depois do percurso, os participantes seguem para a Praça João Marchesi, localizada no Jardim São Luiz, na zona sul da cidade, onde a festa vai até às 22h.
A expectativa é que milhares de pessoas se juntem para celebrar a diversidade e o orgulho, e para lutar pelos direitos e pela igualdade da comunidade LGBTQIAPN+.
Eventos relacionados- Dia 13, às 16 horas, anúncio do Ambulatório de Sexualidade LGBT, na Unaerp. E ainda no dia 13, acontece a exibição do filme: 20 Anos de Orgulho “, às 19 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira. No dia 15 agosto, 15ª edição do Prêmio Diversidade Arco-Íris no Hotel Nacional Inn, às 19h e por fim no dia 17, a Parada LGBT de Ribeirão Preto, que vai agitar a cidade.
SERVIÇO
21ª Parada LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto
Data: 17 de agosto, domingo
Hora: concentração a partir das 13h
Local: Cruzamento das avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa. Depois do percurso, os participantes seguem para a Praça João Marchesi, localizada no Jardim São Luiz, na zona sul da cidade.

