Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Banco de Sangue tem déficit de 50%

O mês de julho é um perí­odo difícil para captação, e no GSH Banco de Sangue de Ri­beirão Preto a situação não é diferente, pois os estoques san­guíneos continuam com um déficit de 50%, com um agra­vamento para os tipos O posi­tivo (O+) e negativo (O-) e A negativo (A-), segundo explica Micheli Caligioni, captadora do hemonúcleo.

“Com as férias, muitas fa­mílias viajam e, entre esse pú­blico, há os doadores já regula­res que acabam se ausentando. Entre os que ficam na cidade, muitos se tornam inaptos a doar, temporariamente, por causa de gripes e resfriados, sem contar aqueles que aca­bam não saindo de casa por causa do frio”.

De acordo com a insti­tuição, em julho, a média de doações por dia tem sido de 30 bolsas, quando o esperado são 60 coletas diárias. Dian­te desse cenário, o GSH de Ribeirão Preto faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram ap­tas, doem sangue.

Todos os tipos sanguíne­os são necessários, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta neste mo­mento. O GSH Banco de San­gue de Ribeirão Preto atende a doze hospitais da região, for­necendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Bra­sil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%, segundo o Ministério da Saúde – é de 1,8%. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componen­tes sanguíneos são a única es­perança de vida, um em cada dez pacientes internados neces­sitam de transfusões. Uma do­ação pode salvar quatro vidas.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocai­úva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sá­bado, das sete às 12 horas.

Requisitos
Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH) e etc. – em bom es­tado de conservação. Após o al­moço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A falta de sangue pode suspender cirurgias nos hospitais da região.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresenta­ram sintomas da doença, mes­mo nos casos leves ou mode­rados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias. Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sar­s-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. O período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Laudo contesta versão de adolescentes na morte de José Edson

Eduardo Ferrari

Cachorro fica ferido após levar tiro durante roubo em Ribeirão Preto

Redação

VOA lança estudos sobre 
voos internacionais

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade