Tribuna Ribeirão
Geral

Mercado Municipal chega aos 118 anos

Parte da história de cidade e de toda a região, o Mercado Mu­nicipal de Ribeirão Preto, mais conhecido como Mercadão, com­pleta 118 anos nesta sexta-feira, 28 de setembro. Para comemo­rar a data, uma grande festa foi preparada para a população que passar pelo local. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patri­mônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1993, como Patrimônio Histórico, é considerado um dos pontos turís­ticos do município.

O Mercadão Central de Ri­beirão Preto tem 152 boxes per­tencentes a 67 permissionários. Uma característica do comércio é que os estabelecimentos são pas­sados de pai para filho. Muitos dos comerciantes que hoje to­mam conta dos negócios viram os pais ou avós trabalharem no local. Entre os herdeiros está Is­mael Massaro, de 77 anos, que trabalha no local desde 1950, mas a loja data de 1926. Ainda crian­ça acompanhava o pai, Francisco Massaro, o precursor.

“Fui criado aqui dentro. Vinha com meu pai para ajudar. O Mer­cadão é tudo pra mim, é a minha vida”, relembra. Segundo o gerente administrativo do Mercado Mu­nicipal, Ademir Lima Souza, de segunda a quinta-feira passam pelo local cerca de três mil pesso­as, sendo que o número triplica às sextas e sábados. Isso representa 30 mil pessoas por semana e cerca de 120 mil por mês, 1,44 milhão por ano de todas as classes sociais.

Na solenidade de comemora­ção aos 118 anos, nesta sexta-feira, além de um bolo gigante de cinco metros de comprimento e 90 qui­los, o Mercadão Central terá um ato ecumênico, apresentações de shows e da Banda Marcial da Polí­cia Militar, pipoca e algodão doce, aferição de pressão e testes de gli­cose, além do “parabéns a você”. Queijos, temperos, grãos, artesa­natos, comidas especiais como pastel, charuto e bolinho de baca­lhau, além de roupas, calçados e uma grande variedade de outros produtos. Tudo isso pode ser en­contrado, de segunda a sábado.

Desde 1899
O início das obras do Merca­dão Central data de 1899. O gran­de prédio, localizado no quadri­látero entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasilien­se e avenida Jerônimo Gonçalves, foi inaugurado em 1900. A obra com pé direito alto, feita de ti­jolos de barro e cobertura envi­draçada era muito diferente do que vemos hoje. Foi o principal ponto de comércio da cidade, sempre com a oferta bem sorti­da de produtos para moradores da cidade e região.

Enchentes e 120 contos de réis
No início, o Mercadão foi ex­plorado pelo grupo Folena & Cia. Depois de oito anos, a concessio­nária do imóvel foi indenizada em “120 contos de reis” pela prefeitura de Ribeirão Preto, que tomou pos­se do imóvel. As enchentes, sem­pre que o ribeirão Preto fugia de seu leito, fizeram parte da história e problemas do prédio.

Mas não foram as águas das chuvas que causaram o maior e histórico dano. Em 7 outubro de 1942, durante a Segunda Guer­ra Mundial, um curto circuito provocou um grande incên­dio, destruindo-o por inteiro. Diante da tragédia, os comer­ciantes passaram a trabalhar em barracas montadas na avenida Francisco Junqueira.

Novo prédio
Após 16 anos do incêndio, o então prefeito Costábile Romano, que prometeu a obra em sua cam­panha, inaugurou o novo prédio. A partir do dia 28 de setembro de 1958, o Mercadão retomou sua gloriosa história. O Mercado Mu­nicipal pós-incêndio foi um proje­to do engenheiro Jaime Zeiger. A arquitetura era moderna e inova­dora para aqueles tempos. Com 4.150 metros quadrados divididos por um corredor principal, cinco corredores secundários, a parte externa, revestida por pastilhas, foi presenteada com a obra do escul­tor Bassano Vaccarini.

Postagens relacionadas

IPVA 2024 já está disponível para consulta e pagamento

Redação 2

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Preço da locação recua no litoral na Páscoa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com