Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Pesquisa busca voluntários para avaliar atratividade e status a partir de vozes humanas

PEXELS

Uma pesquisa intercultu­ral que tem participação do Instituto de Psicologia (IP) da USP quer analisar a per­cepção da voz humana. Para participar basta ter mais de 18 anos e acessar pelo com­putador ou notebook o for­mulário on-line e responder as questões. A pesquisa pode ser respondida em cerca de 15 minutos e, como o partici­pante vai ouvir e avaliar dife­rentes vozes, deve usar fones do ouvido e estar em ambien­te silencioso.

O estudo pretende avaliar se a cultura influencia na per­cepção do indivíduo a partir da voz. Isso porque, mesmo sem entender o conteúdo da fala, a voz humana comunica várias informações sobre o dono dela. Por exemplo, ao escutar um podcast ou pro­grama de rádio, é possível perceber várias característi­cas da pessoa, como idade, gênero, altura, peso, força, e até status ou atratividade.

Além disso, a voz pode in­fluenciar o que achamos so­bre o outro, se pretendemos ser amigos da pessoa e até se vamos dar voto a essa pessoa nas próximas eleições. Algu­mas questões levantadas são: quais vozes são consideradas atraentes? E quais vozes são percebidas como poderosas? E, ainda, como a voz influen­cia as nossas interações com outras pessoas?

A responsável pela coleta de dados no Brasil é a pro­fessora Jaroslava Varella Va­lentova, do Departamento de Psicologia Experimental do IP. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail jaroslava@usp.br. Para parti­cipar da pesquisa acesse: ht­tps://bit.ly/3FmLVF1

Postagens relacionadas

Corpo é encontrado dentro de indústria desativada de Ribeirão Preto

William Teodoro

Morre homem jogado de carro com tiro na nuca

Luque

Decreto estabelece cotas de exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2024

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com