Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Ribeirão Preto – Vendas do varejo crescem em abril

Após queda de 6,88% em janeiro, as vendas do comér­cio de Ribeirão Preto cres­ceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março e repetiram o desempenho em abril. Subi­ram 5% no mês passado. É o terceiro mês consecutivo de crescimento. Neste ano, o va­rejo ribeirão-pretano acumula crescimento de 15,8%.

Subtraindo a queda de -6,88%, registrada em janei­ro, o aumento real de ven­das, em Ribeirão Preto, des­de o início de 2023, chega a 8,92%. As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Va­rejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cida­des – e pela Câmara de Diri­gentes Lojistas (CDL RP).

“Se levarmos em conta nossa projeção de crescimen­to de vendas entre 6% e 9%, para maio (influenciada por Agrishow e Dia das Mães), a expectativa aponta para um primeiro semestre bastante promissor para o comércio varejista de Ribeirão Preto”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passado, na comparação com 2021, quando a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentu­al revisado, pois a informação anterior era de 2,5% de cresci­mento –, respectivamente.

Empregos
Em abril, a média de va­riação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comér­cio varejista de Ribeirão Preto, foi positiva em 5,2%, estimula­da pelas contratações tempo­rárias feitas nos últimos dias do mês que visaram o boom gerado pela 28ª Feira Interna­cional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023). Cerca de cinco mil empregos foram gerados.

Com isso, a projeção de empregabilidade para maio também é positiva, numa pers­pectiva de 3,3% de alta. “Como a Agrishow é quase que emen­dada no Dia das Mães, muitos estabelecimentos aproveitaram para manter esses colaborado­res temporários por mais al­guns dias, reforçando suas equi­pes para a segunda data sazonal mais importante do calendário varejista”, explica o pesquisador.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negó­cios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pon­tos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Vare­jo Sincovarp/CDL ficou em 3,3 pontos, em abril (ante 3,2 pontos, em março, e 2,8 pontos, em feve­reiro), classificado como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL para os próximos doze meses (de longo prazo) foi de 3,8 pontos (ante 3,4 pontos, em março, e 3,2 pontos, em fevereiro), também considerado positivo. “O oti­mismo do Comércio Varejista está sempre ligado às vendas”, diz Galli Alberto.

FOTOS: ALFREDO RISK/ARQUIVO
“Para os lojistas, na prática, é isso que faz a roda girar. O de­sempenho crescente, desde feve­reiro, sinaliza que o Varejo enga­tou de vez, em 2023, colhendo os frutos da queda da inflação e da retomada da economia que já vinha desde o ano passado. Ago­ra é preciso que o atual governo não deixe o ritmo de recupera­ção cair”, finaliza Galli.

Postagens relacionadas

Sertanejo Zé Neto está na UTI após acidente em rodovia

Luque

Dois homens são presos usando dispositivo de ignição para furtar carros

Redação

Nova secretaria depende de lei

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com