Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Salão do Automóvel voltará daqui um ano 

A última edição do Salão do Automóvel ocorreu em 2018 (Pixabay)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira, 8 de outubro, em suas redes sociais que se reuniu com empresários para anunciar a volta do Salão do Automóvel em novembro de 2025. “Os investimentos voltaram, estamos vendendo mais carros e, em novembro de 2025, teremos o retorno do Salão do Automóvel. Recebi empresários para anunciar essa novidade no mesmo dia do combustível do futuro”, escreveu Lula no Bluesky, rede social semelhante ao X (ex-Twitter).

“Só não vamos sortear carro entre nossos seguidores do Bluesky”, brincou o presidente na publicação. Em julho deste ano, Lula já havia cobrado as montadoras pelo retorno do evento. Em reunião nesta terça-feira, ele pediu à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para que o Salão do Automóvel voltasse a ocorrer.

Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos no Brasil foram de 236,4 mil no mês de setembro, crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período de 2023. Na mesma base de comparação, a produção desses bens, por sua vez, registrou aumento de 10,1%, com 230 mil veículos fabricados, aponta a Anfavea.

A última edição do Salão do Automóvel ocorreu em 2018, no Expo São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. A informação foi confirmada pelo presidente da Anfavea, Márcio Leite. Segundo a associação, já está confirmado para os dias 22 de novembro a 1º de dezembro no reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“O presidente Lula sempre nos desafiava e dizia como vocês querem exportar se vocês não apresentam o que vocês sabem fazer de melhor. E isso sempre foi um debate muito grande, dentro das nossas discussões com os produtores, e realmente entendemos que nós vamos voltar, voltar com o brilhantismo”, disse Leite.

A declaração na reunião foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Segundo a assessoria da Anfavea, estavam presentes na reunião os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; do Trabalho, Luiz Marinho; e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e doze CEOs de montadoras.

O setor automotivo já anunciou em 2024 investimentos que somam R$ 130 bilhões ao longo dos próximos anos. Na reunião com Lula, o presidente da Anfavea voltou a citar que esse número pode ser ainda maior. “Os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos muito mais”, disse.

Segundo a Anfavea, o foco do Salão do Automóvel passará a ser total nos produtos, na experiência com test drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão “ambientalmente amigáveis”, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno.

“O modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela Anfavea”, disse, em nota, a entidade. A expectativa é de que Leite faça na próxima semana uma visita oficial ao Salão de Paris, “na busca contínua pelas melhores práticas de exposição, dentro dos conceitos de mobilidade do futuro”, informou a associação.

 

 

 

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

HC utiliza robô em implante de prótese

Redação

Faesp mobiliza setores contra javalis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade