30 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 13:55
Jornal Tribuna Ribeirão
Evento mostra como a união do Turismo com a Agricultura pode ser um grande negócio (Divulgação)
Início » Valinhos e as festas das frutas 
DestaqueTurismo

Valinhos e as festas das frutas 

A cidade de Valinhos realiza até o último final de semana de janeiro a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Os festejos acontecem no Parque Monsenhor Bruno Nardini. Além de shows, são diversas atividades, com atrações regionais no Palco Frutas, Tenda do Rock e no restaurante italiano. “Com entrada gratuita todos os dias, o evento é uma das festas mais esperadas da população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas”, disse a prefeita capitã Lucimara Godoy. 

Também são disponibilizados passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes podem conhecer as paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais.  

Aos finais de semana é possível realizar um city tour pelos principais pontos turísticos de Valinhos como vinícolas, empórios e a casinha do figo com chocolate.  

Circuito Turístico das Frutas 

Valinhos fica a 230 km de Ribeirão Preto e pertence à Região Metropolitana de Campinas. A cidade que abriga grandes empresas multinacionais, integra o Circuito Turístico das Frutas com destaque para o figo e a goiaba com a variedade roxa, além de tantas outras. O município possui uma diversidade de atrativos e é reconhecida pela sua vocação turística.  

Além das belezas naturais, em sua zona rural, trilhas, lagos e fontes, a cidade oferece belo roteiro histórico-cultural e artístico e se orgulha de ser a terra natal e moradia de grandes artistas como: Adoniram Barbosa, saudoso compositor e cantor brasileiro e Flávio de Carvalho grande arquiteto e artista plástico.  

A história do antigo local que nasceu em 1732, passou pela época áurea da cafeicultura e hoje abriga grandes indústrias, pode ser apreciada em seus museus, igrejas e fazendas rurais. Tudo isto cercado da hospitalidade do povo local. 

Passeio para quem gosta de histórias, natureza e um cenário rural. O turista vai conhecer lavouras, plantações de frutas, além de degustar vinhos

 

Turismo rural: com visita monitorada, é possível conhecer plantações de goiaba e figo, além de quitutes preparados com as frutas e artesanato

 

Observatório Abrahão de Moraes – Para quem gosta de apreciar o céu, pode participar gratuitamente do evento “Noite com as Estrelas” que possibilita a observação das estrelas e suas constelações e da lua, por meio de potentes telescópios como: MEADE de 12 polegadas, Prometeu e Asterix. 

 

Casinha do Figo com Chocolate – Para quem aprecia as delícias do interior, vale conhecer esse atrativo. Localizado em uma propriedade rural em um dos pontos mais altos da cidade de Valinhos, a Casinha do Figo com Chocolate, oferece dentre outros o Famoso pelo doce “Figo com Chocolate” que é uma receita tradicional valinhense criada através da receita da família. 

Museu de Artes João do Monte – Construído pelo artista barroco português João do Monte, como centro de exposições e seu ateliê, o espaço cresceu e foi inaugurado na década de 90, como Museu de Artes. Hoje abriga as obras do artista e várias exposições. O visitante pode apreciar objetos de cerâmica, porcelana, quadros, vitrais, painéis, pirogravuras, além das obras do antigo dono 

Fotos: Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio

Mais notícias