Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Volvo vai investir quase um bilhão de euros em fábrica para produção de elétricos

Divulgação

A sueca Volvo vai investir € 960 milhões (algo acima dos R$ 5,7 bilhões) nos próximos anos em sua fábrica localizada em Torslanda, distrito de sua cidade natal, Gotemburgo. Como foco do investimento nesta que é a maior fábrica da montadora está a produção da próxima geração de seus carros totalmente elétricos.

Parte do investimento planejado da Volvo está voltada para a introdução de uma série de tecnologias e processos de fabricação novos e mais sustentáveis ​​na planta. Por exemplo, a introdução da mega fundição de peças de carroceria de alumínio, uma nova fábrica de montagem de baterias e oficinas totalmente reformadas de pintura e montagem final.

Os planos da empresa são de oferecer aos clientes um alcance maior, carregamento mais rápido e custos mais baixos, além de alcançar novos marcos em segurança e sustentabilidade automotiva. “Com esses investimentos, damos um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico e nos preparamos para Volvos elétricos ainda mais avançados e melhores”, disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe da montadora.

O investimento segue um anúncio recente da Volvo e da conterrânea Northvolt, que atua com células de bateria, de investir € 2,88 bilhões (quase R$ 17 bilhões) no desenvolvimento e fabricação de baterias de alta qualidade e sob medida para a próxima geração de puramente elétricos da Volvo – que pretende ser totalmente elétrica até 2030.

Mega fundição de peças de alumínio

A mudança vista como mais significativa no investimento da montadora é a introdução da mega fundição de peças de carroceria de alumínio. Com ela, há a criação de benefícios em termos de sustentabilidade, custo e desempenho do carro elétrico durante sua vida útil.

Fundir as principais partes da estrutura do piso do veículo como uma única peça de alumínio reduz o peso. Essa redução melhora a eficiência energética, melhorando também a autonomia elétrica do carro. Este é um processo também usado pela Tesla para construir o crossover compacto Model Y – envolve a produção de componentes principais do carro como uma única peça de alumínio, em vez de várias peças menores.

Outros benefícios da mega fundição incluem a redução da complexidade do processo de fabricação – que por sua vez, gera economia de custos em termos de uso de materiais e logística. Na parte de sustentabilidade, também é apontada a redução da pegada ambiental geral nas redes de fabricação e cadeia de suprimentos.

A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300 mil carros e é uma das fábricas mais antigas da Volvo. A instalação foi inaugurada em abril de 1964 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf e foi por muito tempo o maior local de trabalho individual do país. Atualmente, a fábrica de Torslanda funciona em três turnos e emprega cerca de 6.500 pessoas.

Via Olhardigital

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